quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MAP expõe trabalhos do Bolsa Pampulha 2010/2011

  
O Museu de Arte da Pampulha (MAP) apresenta a mostra coletiva com os trabalhos dos dez artistas contemplados pela Bolsa Pampulha 2010/2011. As obras revelam os processos de pesquisa desenvolvidos pelos bolsistas durante um ano de residência na capital. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada até 11 de setembro, de terça a domingo, das 9 às 19h.
O Bolsa Pampulha
Criado em 2003, o Bolsa Pampulha é um projeto de residência artística que permite aos artistas selecionados o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, além de criação de propostas exclusivas e produção de obras, pelo período de um ano, em Belo Horizonte. Com formato inédito no Brasil, o projeto cria condições para a discussão crítica sobre a prática dos artistas.
A proposta curatorial do Bolsa Pampulha foi implantada pelo MAP juntamente com o 27º Salão Nacional de Arte, evento promovido pelo Museu desde 1957. A ideia era atender às necessidades e expectativas da comunidade artística local e nacional, favorecendo a produção de artistas em início de carreira. O novo formato para o projeto inaugurou um processo de residência, com auxílio financeiro, e formação para os artistas selecionados.
O processo formativo inclui a realização de encontros individuais entre os bolsistas e a Comissão de Acompanhamento, com ampla atuação no campo das artes visuais. O objetivo é oferecer orientações dirigidas, além de refletir e promover o debate sobre a produção a ser desenvolvida.
Para o 30º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte - 4ª edição da Bolsa Pampulha 2010/2011, foi mantido o mesmo eixo conceitual das edições anteriores, porém novos procedimentos expositivos e estruturais foram adotados. Exemplo disso foi a criação de um estúdio/ateliê como espaço coletivo de trabalho, que teve como objetivo proporcionar maior troca de experiências entre os artistas e a Comissão de Acompanhamento.

Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=48781&pIdPlc=&app=salanoticias 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.