quarta-feira, 30 de novembro de 2022

O espelho do ódio


O espelho do ódio

 

Por Alessandra Leles Rocha

 

O ódio como refúgio para esconder a frustração. Há tempos que ouço falar sobre a dificuldade contemporânea de lidar com as negativas, as impossibilidades, os limites, sejam crianças, jovens ou adultos. Algo que tem uma correlação direta com o desenvolvimento tecnológico experimentado pela humanidade, o qual lhe tem permitido manipular, com muito mais facilidade, quaisquer desagrados, bastando para tal um simples deletar, bloquear, cancelar.

Dessa forma, “Perde-se a profundidade das relações; perde-se a conversa que possibilita a harmonia e também o destoar. Nas relações virtuais não existem discussões que terminem em abraços vivos, as discussões são mudas, distantes. As relações começam e terminam sem contato algum. Analisamos o outro por suas fotos e frases de efeito. Não existe a troca vivida. Ao mesmo tempo em que experimentamos um isolamento protetor, vivenciamos uma absoluta exposição. Não há o privado, tudo é desvendado: o que se come, o que se compra; o que nos atormenta e o que nos alegra” (Zygmunt Bauman).

O que significa que a humanidade se colocou diante de um gigantesco desafio social, o qual ela não consegue administrar. Daí a exacerbação da fúria, do ódio, da violência. Porque a realidade não cabe nos protocolos das idealizações individuais, como tantos gostariam. E a contínua persistência na idealização não muda o curso da história. Assim, esse desajuste é profundamente incomodativo e desconfortante, na medida em que ele afronta de maneira direta e inquestionável o senso contemporâneo de liberdade, de escolha, de inexistência de limites.

Daqui e dali as pessoas são, desse modo, confrontadas com essa impossibilidade. No entanto, ao invés de exercitarem a sua capacidade de compreensão a respeito, passam a buscar discursos e narrativas que possam legitimar o seu próprio pensamento e fortalecer o seu arraigamento diante de certos pontos de vista e opiniões. Sim, porque não se trata somente da liberdade ou da escolha, tudo isso implica também na prevalência impositiva e absoluta das suas convicções, das suas perspectivas 1. Algo que, segundo essas pessoas, não pode ser negociado ou flexibilizado. Elas não se permitem, em hipótese alguma, admitir ou barganhar com o contraditório.

Isso aponta para um real distanciamento humano da sua capacidade dialógica e argumentativa. Infelizmente, muitos seres humanos têm se colocado na posição “ou está comigo ou está contra mim”, o que estabelece uma linha muito tênue com a beligerância social. Ora, a construção dessa bipolaridade, além de totalmente antiproducente, é irreal. Nenhum ser humano se mantém fiel às mesmas crenças, valores e princípios, o tempo todo, a vida inteira. A força das circunstâncias, das conjunturas, nos obriga a ter momentos de análise, de reflexão, de criticidade, para nos reajustar e sobreviver.

Aliás, foi graças a esse movimento que o mundo chegou ao Terceiro Milênio com a configuração atual. Certamente, muitas vezes, repaginada e reestruturada pelos deslocamentos e mudanças impostas pela evolução psicossocial. Se ainda somos bárbaros, cruéis e perversos, não somos da mesma maneira que nossos ancestrais das cavernas! Demos passos adiante, sim. E ainda que não tenha sido genuinamente voluntário, consciente, planejado, aconteceu porque era uma demanda do mundo, da vida, e que não tinha razão para pedir permissão a ninguém para se operacionalizar. Portanto, esse ódio destilado, gratuitamente, é inútil. Consome-se uma energia descomunal, por nada. Agridem e ameaçam pessoas, por nada. Perdem um tempo preciosíssimo, por nada.       

Carl Gustav Jung dizia, “Que eu faça um mendigo sentar-se à minha mesa, que eu perdoe aquele que me ofende e me esforce por amar, inclusive o meu inimigo, em nome de Cristo, tudo isso, naturalmente, não deixa de ser uma grande virtude. O que faço ao menor dos meus irmãos é ao próprio Cristo que faço. Mas, o que acontecerá, se descubro, porventura, que o menor, o mais miserável de todos, o mais pobre dos mendigos, o mais insolente dos meus caluniadores, o meu inimigo, reside dentro de mim, sou eu mesmo, e precisa da esmola da minha bondade, e que eu mesmo sou o inimigo que é necessário amar? ”.

E esse é o ponto, caro (a) leitor (a), quando observamos a disseminação em massa e o recrudescimento do ódio na contemporaneidade. O que parece uma questão coletiva, na verdade, está incrustada no individualismo, em todas as suas camadas de egoísmo, de egocentrismo, de narcisismo. Por isso, para enfrentá-lo é fundamental o entendimento de que “Tudo o que nos irrita nos outros pode nos levar a uma melhor compreensão de nós mesmos”; afinal, “Sua visão se tornará clara apenas quando você puder olhar dentro de seu coração. Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda” (Carl Gustav Jung). Façamos essa reflexão! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.