OSESP CELEBRA OS 250 ANOS DE NASCIMENTO DE BEETHOVEN COM UM DOS MAIS
COMPLETOS CICLOS
JÁ APRESENTADOS NO BRASIL
Esta temporada marca a estreia do
maestro Thierry Fischer como regente titular. Além da Missa Solemnis,
interpretada na estreia, regerá as Sinfonias de 1 a 8 do compositor alemão.
Destaque, também, para a redução em
até 17% nos preços
dos ingressos para toda a Temporada 2020
“Difícil de descrever, fácil de
reconhecer, impossível de resistir.” É assim que Arthur Nestrovski,
diretor artístico da Osesp, se refere ao sentido mais fundo da obra do
compositor alemão, considerado por muitos um dos mais – senão “o” mais –
relevante compositor da história da música ocidental. Não é à toa que o tema da
nossa Temporada 2020 será a comemoração dos 250 anos de seu nascimento. Ao
longo dos 132 concertos programados para o ano (sinfônicos, de
câmara e do Coro da Osesp), ouviremos um número muito significativo de suas
obras, nos mais variados formatos, oferecendo ao público um amplo espectro da
impressionante produção de Ludwig van Beethoven.
As comemorações terão início já no
final da Temporada 2019, quando a regente titular e diretora musical da Osesp,
Marin Alsop, se despede de seus oito anos à frente da Orquestra com a Nona
Sinfonia, cantada pela primeira vez em português. Meses depois, na abertura
da Temporada 2020, a monumental Missa Solemnis será regida
pelo maestro Thierry Fischer, marcando sua estreia oficial como novo regente
titular da Osesp, após uma calorosa recepção de músicos e público nos concertos
em homenagem aos 20 anos da Sala São Paulo, em julho deste ano. Os concertos de
abertura contam ainda com a participação do Coro da Osesp, do Coro Acadêmico da
Osesp e de um elenco superlativo de solistas: os brasileiros Kismara Pessatti e
Attala Ayan, lado a lado com os alemães Sarah Wegener e Michael Nagy.
Para Nestrovski, “Beethoven não
só mudou a noção do que pode ser um concerto, como mudou a própria ideia da
música, definindo o caminho da modernidade”.
Os concertos e demais atividades da
Osesp são uma realização da Fundação Osesp, do Governo do Estado de São Paulo
por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da
Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal. 
INGRESSOS COM VALORES REDUZIDOS EM
ATÉ 17%
Pensando no fortalecimento da relação
com o público, a Osesp tem, ao longo dos anos, apresentado novidades para
tornar cada vez mais especial a experiência de quem vem à Sala São Paulo, entre
elas, melhorias no sistema de venda de ingressos, facilidades para chegar e a
sair da Sala, maior interação com os canais de comunicação etc.
Ainda assim, queremos atrair um novo
público que, mesmo não habituado ao universo da sala de concertos, pode ser
igualmente impactado pela música que é produzida em nossos espaços.
Nesse sentido, e pensando em ações
concretas, a Fundação Osesp diminuirá em 2020 os valores de todos os seus
ingressos. Com uma redução que vai de 9% a 17%, se comparados aos preços de
2019, a Osesp dá continuidade ao seu projeto de democratização da música.
“As diversas formas de financiamento da
cultura, sobretudo com a utilização da Lei Rouanet, levam-nos ao entendimento
de que a prática de preços mais acessíveis é uma medida que reafirma nosso
compromisso com todas as camadas da população. Uma retribuição à altura da
dedicação e do carinho do nosso público nesses 20 anos de Sala São
Paulo.”, diz Marcelo Lopes, diretor executivo da Osesp.
O diretor ressalta ainda que: “Essa
redução visa a aproximar os preços de ingressos nos diferentes setores da Sala
São Paulo. Em vez de uma política de descontos pontuais durante a temporada, a
Fundação Osesp vai aplicar indistintamente esse benefício a todos os públicos,
sejam compradores avulsos ou assinantes, promovendo maior equidade na
distribuição dos benefícios. Como sempre, as assinaturas terão descontos
adicionais e isenção de taxas de conveniência, além da possibilidade de
utilização do banco de ingressos. Para o comprador atento, o sistema de
assinatura continua sendo o mais vantajoso em todos os aspectos.”
BEETHOVEN 250
Veja abaixo a lista de obras que serão
interpretadas durante a temporada.
-       Sinfonias – da 1ª a 8ª,
todas elas regidas por Thierry Fischer (lembrando que a Nona será
tocada em dezembro deste ano, regida por Marin Alsop e dando início às
comemorações);
-       Quatro grandes obras
para coro e orquestra – Missa Solemnis, Missa em Dó Maior, Fantasia
Coral e Cristo no Monte das Oliveiras;
-       Cinco Aberturas – Egmont, Namensfeier, Leonora
nº 1, Leonora nº 3 e Coriolano, além do raramente
ouvido Canto Elegíaco;
-       Os cinco Concertos
para Piano, o Concerto para Violino, o Romance para
Violino e Orquestra nº 2 e o Concerto
Tríplice;
-       A integral das 32 Sonatas
para Piano e as Variações Diabelli;
-       A integral das cinco Sonatas
para Piano e Violoncelo e uma Sonata para Violino
e Piano;
-       Os seis
últimos Quartetos de Cordas;
-       Teremos também outras
várias obras contemporâneas inspiradas em Beethoven, de Brett Dean
(Compositor Visitante), Paulo Costa Lima, Louis Andriessen, Ronaldo Miranda e
Nailor Azevedo (Proveta).
DESTAQUES DA
TEMPORADA
| 
   
A Temporada 2020 da Osesp terá muitos outros destaques, também.  
O compositor brasileiro (falecido há cem anos) Alberto
  Nepomuceno  
será lembrado com a interpretação de quatro de suas mais importantes  
composições. 
O compositor australiano, e ex-violista da Filarmônica de
  Berlim, Brett Dean, 
um dos nomes de maior prestígio no cenário mundial, será nosso
  Compositor  
Visitante. 
Regentes, instrumentistas e cantores de grande destaque estarão,  
como sempre, presentes em nossos concertos. Entre eles, podemos  
mencionar: Antoine Tamestit (Artista em
  Residência), Isabelle Faust, 
AntonioMeneses, Fazil Say, Paul Lewis, Jean-EfflamBavouzet, Louis  
Lortie, Alexander Melnikov,  Andreas Staier e  
Pacho Flores, sem falar em Marin Alsop.  
Merece destaque, ainda, uma série de recitais de piano com músicos  
brasileiros, que inclui nomes consagrados como Sonia Rubinsky e  
Eduardo Monteiro e jovens que vêm ganhando destaque,
  como Aleyson  
Scopel, Leonardo Hilsdorf, Lucas Thomazinho, Pablo  
Rossi e Ronaldo Rolim. Todos tocarão Sonatas de
  Beethoven. 
Além dos concertos de assinatura, continuam na programação os  
Concertos Matinais Gratuitos, na Sala São Paulo, com
  apresentações 
 da Osesp e de orquestras
  parceiras; os Concertos Digitais com  
transmissão gratuita pela internet; os Ensaios Abertos da
  Osesp  
(R$ 15,00); e os projetos fonográficos, incluindo os
  lançamentos pelo  
Selo Digital Osesp para audição e download gratuitos. 
Iniciativas fundamentais, tanto para a formação de plateias, quanto
  para 
 a profissionalização de jovens
  instrumentistas, os projetos educativos  
da Fundação Osesp também têm continuidade com o Descubra a
  Orquestra, 
 que recebe crianças e
  adolescentes de escolas públicas para concertos  
gratuitos na Sala São Paulo, e com a Academia de Música da
  Osesp,  
que investe, com excelência, na formação de novos músicos de
  orquestra. 
THIERRY FISCHER | REGENTE TITULAR DA OSESP 
O maestro Thierry Fischer assume o comando da Osesp nesta próxima 
temporada. Diretor musical da Sinfônica de Utah por 13 anos,
  Fischer foi  
regente titular das orquestras Nacional da BBC do País de Gales e  
Filarmônica de Nagoya, no Japão; e desde 2017 é Principal Convidado 
 de Seul, na Coreia do
  Sul. Para seu primeiro ano com a Osesp, regerá 25 
 concertos, incluindo o programa da
  abertura (5 a 7/mar). 
Será o responsável por todas as Sinfonias de
  Beethoven interpretadas 
 no ano (da 1ª a 8ª) e dará
  início ao seu trabalho de aproximação com  
música brasileira regendo obras de Nepomuceno e a
  estreia mundial,  
encomendada pela Osesp, da obra de Paulo Costa Lima. 
Sobre seu início com a Osesp, afirma:  
“É uma honra e um privilégio ser parte da vida criativa e inovadora
  dessa 
 Orquestra, reconhecida
  internacionalmente como a ‘número 1’ da América 
 Latina”. 
ANTOINE TAMESTIT | ARTISTA EM RESIDÊNCIA 
Desde 2012, a Osesp recebe anualmente um artista que se apresenta  
como solista com a Orquestra, em recitais de música de câmara, além de 
 conduzir masterclasses para
  alunos e interessados. Na temporada 2020,  
o convidado será o violista francês Antoine Tamestit, que já esteve
  conosco 
 em duas Temporadas. Ao lado da
  violinista Isabelle Faust e da Osesp,  
com regência de David Robertson, fará o concerto que promete ser um  
dos pontos altos da Temporada: a estreia mundial de uma obra para
  violino, 
 viola e orquestra, encomendada
  pela Osesp ao compositor visitante Brett 
 Dean. Tamestit será também
  solista em outra obra de Dean: o Concerto para 
 Viola, sob a batuta de
  Ludovic Morlot. Já com o Quarteto Osesp, fará  
o Quinteto de Cordas, Op. 111, de Brahms, e em recital solo
  tocará obras 
 de Telemann, Reger, Dean e J.
  S. Bach. 
BRETT DEAN | COMPOSITOR VISITANTE 
A cada Temporada a Osesp recebe, também, um compositor visitante,  
que fica conosco por uma semana. Nesse período, ministra palestras ao  
público e acompanha ensaios e apresentações da Osesp em programas  
que contam com algumas de suas obras. Em 2020, será a vez do
  australiano 
 Brett Dean, cujas peças têm
  sido regidas por maestros como Sir Simon Rattle, 
 David
  Robertson e Marin Alsop. Sob a batuta de Thierry Fischer, a Osesp 
 tocará Testamento,
  inspirada em Beethoven (na Sinfonia Eroica, em especial). 
 Com o maestro David Robertson e
  os solistas Isabelle Faust e Antoine  
Tamestit (Artista em Residência), a Osesp fará a estreia mundial de
  uma  
obra para violino, viola e orquestra. Tamestit será ainda o solista
  do  
Concerto para Viola – instrumento que Dean tocou
  por anos na Filarmônica 
 de Berlim – e incluirá uma peça
  solo do compositor no recital que fará  
no dia 26 de setembro.  
ENCOMENDAS OSESP 
Ciente do seu papel na difusão da música do nosso tempo, a Osesp  
encomenda todos os anos obras de compositores contemporâneos.  
Algumas dessas encomendas são feitas em parceria com outros conjuntos  
brasileiros e estrangeiros. Em 2020, faremos a estreia mundial de
  quatro  
peças e a estreia latino-americana de outras duas. 
No âmbito do projeto SP-LX Nova Música do Brasil e Portugal –
  parceria 
 entre a Osesp e a Fundação
  Gulbenkian, de Lisboa – apresentaremos  
Cartas Portuguesas, para soprano e orquestra, do brasileiro João
  Guilherme 
 Ripper, que contará com
  encenação de Jorge Takla; e Inferno, para coro, 
 orquestra e
  multi-instrumentista, do português Nuno da Rocha. 
Ao compositor Paulo Costa Lima, encomendamos Ojí –
  Chegança e Ímpeto,  
para orquestra, cuja estreia mundial será regida por Thierry Fischer.  
Ao Compositor Visitante da Temporada, Brett Dean,
  encomendamos uma 
 obra para violino, viola e
  orquestra, cuja première será tocada pela Osesp 
 tendo Isabelle Faust e Antoine
  Tamestit (Artista em Residência) como solistas.  
Em um concerto pouco usual, a Banda Mantiqueira estreará a Sinfonieta
   
Pastoral de Nailor Azevedo (“Proveta”), para jazz band,
  inspirada na  
Sinfonia Pastoral de Beethoven. Finalmente, faremos a estreia
  latino-americana 
 do Concerto para
  Trompete – “Salseando”, do porto-riquenho Roberto Sierra, 
 com o virtuose Pacho Flores –
  para quem a obra foi escrita. 
CORO DA OSESP 
Além de participar das quatro grandes obras corais-sinfônicas de
  Beethoven, 
 o Coro da Osesp apresenta-se em
  cinco concertos a cappella. Thomas Blunt 
 regerá um programa apenas com
  obras de inspiração espiritual de  
compositores do século XX. Valentina Peleggi, que foi Regente do Coro
  da 
 Osesp até 2019, retorna como
  convidada para reger um programa com  
arranjos corais de Villa-Lobos para obras de Bach, Schubert,
  Mendelssohn, 
 Chopin, Rachmaninov e Massenet
  – repertório recentemente gravado em  
CD, a ser lançado pelo selo Naxos. Luiz de Godoy (maestro brasileiro  
radicado há anos na Europa) será o maestro convidado em um programa  
com obras de Bach, Mendelssohn, Schumann, Brahms e Mahler. William  
Coelho, Maestro Preparador do Coro da Osesp, regerá um concerto 
 intitulado “Gritos Urbanos”,
  combinando obras renascentistas com obras  
do século XX. Finalmente, receberemos pela primeira vez o regente  
Julian Doyle, titular do RIAS Kammerchor de Berlim, com programa  
a ser anunciado. 
NOVOS PREÇOS E ASSINATURAS 
As assinaturas da Osesp são divididas em duas categorias: 
- Séries Fixas: pré-definidas, agrupadas por tipo de
  concerto; 
- Séries Flexíveis: personalizadas a partir de quatro
  concertos,  
com datas e horários de livre escolha. 
Os períodos de renovação (para assinantes antigos) e aquisição  
(para novos assinantes), incluindo as datas de compra de assinaturas 
 com valores promocionais, serão
  divulgados em breve tanto à imprensa 
 como através do site e das
  redes sociais da Osesp. 
Séries Fixas 
Sinfônicas (oito concertos por série) 
- valor promocional: R$ 400 a R$ 1.216 
- valor integral: R$ 400 a R$ 1.520 
Sinfônicas (nove concertos por série) 
- valor promocional: R$ 450 a R$ 1.256 
- valor integral: R$ 450 a R$ 1.570 
Recitais (cinco concertos) 
- valor promocional: R$ 395 a R$ 440 
- valor integral: R$ 490 a R$ 550 
Quarteto Osesp (seis concertos) 
- valor promocional: R$ 474 a R$ 528 
- valor integral: R$ 588 a R$ 660 
Coro da Osesp (cinco concertos) 
- valor único: R$ 250 
Séries Flexíveis 
Preços dos ingressos por cada apresentação (todos com direito à  
meia entrada): 
Concertos Sinfônicos 
- valor promocional: R$ 50 a R$ 152 
- valor integral: R$ 50 a R$ 190 (preços dos ingressos avulsos
  na bilheteria) 
Recitais e Quarteto Osesp 
- valor promocional: R$ 79 a R$ 88 
- valor integral: R$ 98 a R$ 110 (preços dos ingressos avulsos
  na bilheteria) 
Coro da Osesp 
- valor único: R$ 50 (preços dos ingressos avulsos na
  bilheteria) 
Recitais Pianistas Brasileiros 
- valor único: R$ 50 (preços dos ingressos avulsos na
  bilheteria) 
* Em 2020, os ingressos do Piso Superior
  (Balcão e Camarote) e do  
setor do Coro, terão preços de Vale Cultura (R$
  50 inteira e R$ 25 meia),  
por concerto sinfônico, atendendo à Instrução
  Normativa do Ministério da 
 Cidadania – Secretaria Especial de Cultura n.
  2 de 23 de abril de 2019  
que disciplina o disposto na Lei 8.313/91, de
  23 de dezembro de 1991,  
e do art. 6º do Decreto nº 5.761, de 27 de
  abril de 2006. 
Fonte: Alexandre Augusto Roxo Felix / Imprensa OSESP | 
  
