terça-feira, 10 de janeiro de 2017

MÚSICA, TEATRO E BRINCADEIRAS CONTAGIAM AS FÉRIAS NO ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG

De 03 de janeiro a 12 de fevereiro, atividades de variadas formas artísticas, sessões no Planetário e oficinas de astronomia compõem a programação de férias do museu
O mês de janeiro, tão aguardado período de férias, já está chegando, e o Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma programação especial para toda a família. Entre os dias 03 de janeiro e 12 de fevereiro, serão realizadas diversas atividades que exploram o conhecimento de forma lúdica e acessível: oficinas e sessões especiais no Planetário comentadas pela equipe de Astronomia, contação de histórias, visitas mediadas às exposições do museu e atividades do projeto Sábado com Libras, voltado para pessoas fluentes e que estudam a Língua Brasileira se Sinais (LIBRAS).
Brincando nas exposições
Os sons de uma orquestra nada convencional formada com pratos, copos e panelas se misturam aos arranjos musicais que surgem da combinação de batidas no próprio corpo. Na sessão de atividades Descobrindo e Produzindo Sons, a exposição Cartografias Sonoras pode ser explorada com muita diversão pelo público infantil. Por meio de brincadeiras, os pequenos serão levados a produzir e a perceber os sons que os rodeiam na cidade e de objetos utilizados no cotidiano. As atividades acontecem nos dias 06, 13, 20 e 27 de janeiro, às 15h, são voltadas para crianças de até 12 anos e têm participação gratuita.
Redescobrindo a origem do universo
Cercada de lendas e mistérios, a origem do universo é tema de investigação das mais variadas culturas. Durante o mês janeiro, todas as quartas-feiras e sábados, às 15h, os visitantes do museu poderão conhecer um pouco mais sobre as narrativas da criação do cosmos à luz das interpretações das tradições Yorubá, Maia, Maxacali, Judaico-Cristã e Grega. As atividades têm classificação livre, e as senhas podem ser retiradas gratuitamente na recepção do museu. Além desse passeio pela exposição Demasiado Humano, a equipe do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade realizará oficinas variadas às terças e quintas-feiras, sempre às 15h.
Todo sábado tem Libras!
As atividades do projeto Sábado com Libras, que acontecem mensalmente no museu, ganham edições especiais em janeiro. Uma vez por semana, uma oficina vai abordar temas diversificados para todos os gostos, como curiosidades da astronomia indígena e formas de desenvoltura e desinibição do corpo por meio de técnicas teatrais e musicais. Voltadas para pessoas que estudam ou são fluentes na Língua Brasileira de Sinais, as atividades acontecem todos os sábados, de 07 a 28 de janeiro, sempre às 10h30. A participação é gratuita, e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail quintacomlibras@gmail.com.
Astronomia sem complicação
À primeira vista, compreender por que a Lua tem fases ou de que é feito um planeta pode parecer tarefa nada fácil. Mas não se preocupe: levar a astronomia para o dia-a-dia sem complicação e de forma lúdica é a proposta da programação de férias do Espaço do Conhecimento, que oferece, entre os dias 03 de janeiro e 12 de fevereiro, as oficinas As Fases da LuaEspectroscópio e Coleção de Estrelas.
No Planetário, de terça a domingo, ocorrem quatro sessões diárias que exploram temas diversos, como o céu de Belo Horizonte, as narrativas do escritor inglês William Shakespeare e a importância do uso consciente da iluminação. Todas as exibições são comentadas pela equipe do Núcleo de Astronomia do museu. Confira aqui informações sobre preços e regulamento de meia-entrada.
Para mais informações, confira a programação completa e acompanhe nossas redes sociais.

Programação Completa

Oficina As Fases da Lua
Data: 27 de dezembro a 12 de fevereiro (terça, quinta e sábado)
Horário: Terça e quinta-feira, às 13h; sábado, às 15h
Classificação indicativa: A partir de 8 anos
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu
Número de vagas: 20 pessoas
Resumo: Elaborada pelo professor de física Francisco Prado, a oficina vai ensinar os participantes a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário, descobrir quando ela nasce e se põe, entender suas fases e o porquê da ocorrência de eclipses. Serão utilizados modelos construídos em papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos.

Oficina Espectroscópio
Data: 27 de dezembro a 12 de fevereiro (sábado)
Horário: 18h
Classificação indicativa: A partir de 10 anos
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu
Número de vagas: 20 pessoas
Resumo: Usando materiais simples, os mediadores apresentam os princípios básicos para examinar a luz. O visitante irá construir um modelo de espectroscópio, instrumento fundamental para o estudo da luz no universo e que permite descobrir os elementos químicos presentes nas estrelas e nos planetas apenas observando seu brilho.

Oficina Coleção de Estrelas
Data: 27 de dezembro a 12 de fevereiro (quarta, sexta e domingo)
Horário: 15h
Classificação indicativa: Senha na recepção do museu
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu
Número de vagas: 20 pessoas
Resumo: A diversidade de pessoas e culturas faz com que existam formas diferentes de colecionar estrelas, ou seja, formas diferentes de constelações. Na oficina, os participantes receberão mapas estelares para criarem suas próprias constelações. Haverá um espaço no verso de cada mapa para escrita de mitos, histórias ou lendas a respeito da forma que foi imaginada.

Diversão na exposição
Data: 4, 7, 11, 14, 18, 21, 25 e 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2017 (quarta-feira e sábado)
Horário: 15h
Classificação indicativa: Livre
Número de vagas: 25 pessoas
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu.
Resumo: A cada semana, será explorada uma história diferente sobre as cosmogonias das tradições Yorubá, Maia, Maxacali, Judaico-Cristã e Grega da exposição Demasiado Humano.

Data: 6 de janeiro (Deriva Sonora); 13 de janeiro (Oficina de Percussão Corporal); 20 de janeiro (Brincadeira do Bate Copos); e 27 de janeiro (Orquestra improvisada: tocando garrafas, pratos e panelas).
Horário: 15h
Classificação indicativa: Livre (indicado para crianças até 12 anos)
Número de vagas: 12 pessoas
Resumo: Atividades voltadas para a exploração da exposição Cartografias Sonoras com o público infantil.

Cartografias Sonoras
Data: 8, 15, 22 e 29 de janeiro (domingo)
Horário: 11h às 12h
Classificação indicativa: A partir de 15 anos
Número de vagas: Mínimo de 03 e máximo 12 pessoas
Participação: Gratuita. Retirada de senhas na recepção do museu.

Demasiado Humano
Data: 3, 6, 10, 13, 17, 20, 24, 27, 31 de janeiro e 03 de fevereiro (terça-feira e sexta-feira)
Horário: 11h às 12h
Classificação indicativa: Livre
Número de vagas: mínimo de 03 e máximo de 12 pessoas
Participação: Gratuita. Retirada de senhas na recepção do museu.

Edição de férias do Sábado com Libras
Data: 07 de janeiro (Astronomia Indígena em Libras); 14 de janeiro (Arte com Libras – Retrato); 21 de janeiro (Teatro com Libras) e 28 de janeiro (Corpo e Comunicação).
Horário: 10h30
Classificação indicativa: Livre (voltada para pessoas que estudam ou são fluentes na Língua Brasileira de Sinais)
Participação: Gratuita. Inscrição pelo e-mail quintacomlibras@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.