quarta-feira, 13 de julho de 2016

Autoconhecimento é tema da próxima edição do curso Filosofia na Praça

O Departamento de Filosofia dará início, em 10 de agosto, a mais uma edição do curso de extensão Filosofia na Praça, no Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade. Neste segundo semestre, as atividades serão desenvolvidas sob o tema Conhece-te a ti mesmo. São quatro módulos, com quatro aulas cada um, até dezembro. As aulas serão às quartas-feiras, das 19h30 às 21h10.
O curso vai contar, nesta edição, com os professores da UFMG Jacyntho Lins Brandão [foto de ufmg.br], Lucia Castello Branco e Rogério Antonio Lopes e com a professora Imaculada Kangussu, da Universidade Federal de Ouro Preto.
É possível cursar apenas um (a inscrição custa R$165) ou até os quatro módulos (o curso completo sai a R$595, e esse valor pode ser dividido em quatro vezes). Outras informações podem ser obtidas pelo endereço filosofianapraca@gmail.com ou no site de cursos e eventos da UFMG, onde também são feitas as inscrições (para módulos isolados ou para os quatro módulos).
Conheça datas e conteúdos:
Módulo 1  Conhecimento de si, reconhecimento do outro
Professor Jacyntho Lins Brandão, da Faculdade de Letras da UFMG
10, 17, 24 e 31 de agosto
A abordagem vai explorar os sentidos da norma délfica "conhece-te a ti mesmo" (gnóthi seautón), atribuída a um dos sábios gregos arcaicos, tanto no sentido do que a antecede, na tradição médio-oriental, quanto do que a sucede, na filosofia grega.

Módulo 2  Literatura e psicanálise: ‘minha solidão conhece a sua’
Professora Lúcia Castello Branco [em foto de Foca Lisboa], da Faculdade de Letras da UFMG
14, 21 e 28 de setembro e 5 de outubro
O autoconhecimento e o alterconhecimento em literatura e psicanálise. O não-saber inconsciente: seu conhecer, “conascer”. O biografema como método de conhecimento de um outro “si mesmo”. “Um eu é pouco para o que está em causa”: o conhecimento como um dos “bens da terra”.

Módulo 3  O "Conhece-te a ti mesmo" na tradição cética
Professor Rogério Antonio Lopes, do Departamento de Filosofia da Fafich/UFMG
19 e 26 de outubro, 9 e 16 de novembro
Este módulo pretende explorar o sentido assumido pelo preceito délfico na tradição cética antiga (a partir de uma inspiração supostamente socrática), assim como sua recepção pelos filósofos modernos Montaigne, Pascal e Nietzsche.

Módulo 4  Atravessar a fantasia
Professora Imaculada Kangussu, do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Ufop
23 e 30 de novembro, 7 e 14 de dezembro 
Breve história da fantasia nos modos de percepção (de Platão a Benjamin). A necessidade de fantasiar (Nietzsche & Freud). Fantasias como modo de cognição (Marcuse). O autoconhecimento para além da fantasia (Lacan, Zizek & Badiou).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.