segunda-feira, 7 de março de 2016

Espaço do Conhecimento homenageia professoras eméritas da UFMG em exposição na Fachada Digital



Espaço do Conhecimento homenageia professoras eméritas da UFMG em exposição na Fachada Digital

 

Entre os dias 8 a 31 de março, o Espaço do Conhecimento UFMG exibe a exposição “Mulheres e suas muitas trajetórias: homenagem às professoras eméritas da UFMG” em sua Fachada Digital. Mobilizada pelas comemorações do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a exposição trará fotos de 28 professoras eméritas da UFMG e poderá ser vista entre as 18h e 22h, na Fachada Digital do museu.

 

O título de professor(a) emérito(a) é concedido aos docentes aposentados que se destacaram nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e na administração universitária. 

 

Para Ana Flávia Machado, Diretora Científico-Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG, o reconhecimento da importância atuação das mulheres na produção do conhecimento ainda é um tema que precisa mobilizar a atenção das instituições e da sociedade e, nesse sentido, a homenagem às professoras eméritas se mostra muito apropriada. “A trajetória bem-sucedida dessas mulheres é para nós, professoras e professores da UFMG, uma referência. Em um mundo, onde ainda o protagonismo feminino é pouco reconhecido, nossas homenageadas espelham o trabalho árduo de tantas outras milhões de mulheres que se dedicam às mais diversas atividades. Por intermédio dessa exposição de fotos na Fachada Digital, homenageamos a inserção feminina em todas as modalidades dos saberes e fazeres”, comenta.

 

A Fachada Digital

A fachada externa do Espaço do Conhecimento UFMG é revestida por um material vítreo especial, o que transforma o edifício numa grande tela de projeção. Todas as noites, imagens que unem arte, ciência e experimentação são exibidas na fachada, numa interface entre o Espaço e a Praça da Liberdade. Estes painéis digitais atraem os olhares de milhares de pedestres e motoristas que passam pela região todos os dias, levando à rua e à cidade a experiência do conhecimento proposta pelo Espaço.

 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes por meio da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e está subordinado à DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

 

Serviço:

Mulheres e suas muitas trajetórias: homenagem às professoras eméritas da UFMG

Data: 8 a 31 de março, das 19h às 23h

Local: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700

Fonte: Tamira Marinho - Assistente de Comunicação/Espaço do Conhecimento UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.