terça-feira, 22 de março de 2016

Água é condição para a criação de empregos, segundo novo relatório das Nações Unidas



Será lançado nesta terça-feira (22), mundialmente e em Brasília, Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos.

Três quartos dos empregos no mundo dependem da água. De fato, a escassez e os problemas de acesso à água podem limitar o crescimento econômico nos próximos anos. Essa foi a constatação destacada na edição de 2016 do Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos, cujo tema é a água e o trabalho. O Relatório será lançado mundialmente em 22 de março.

No Brasil, o lançamento será em Brasília, também na terça-feira (22), a partir das 11h, no Seminário Mundial sobre a Crise Hídrica e a Segurança de Barragens no Brasil, organizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), que será realizado em sua sede (Setor Policial Sul, Área 5, Quadra 3, Bloco: L) ao longo de todo o dia 22.

A água, desde sua extração até seu retorno à natureza, por meio de vários usos, é um fator-chave para a criação de empregos em relação a trabalhos tanto os diretamente relacionados à gestão desse recurso (abastecimento, infraestrutura, tratamento de águas residuais etc.), quanto aqueles em setores econômicos que fazem uso intensivo de recursos hídricos, como a agricultura, a pesca, a energia, a indústria e a saúde. Além disso, o acesso à água potável e ao saneamento promove uma força de trabalho qualificada e saudável, um elemento essencial para o crescimento.

Ao analisar o impacto econômico de acesso à água, o Relatório cita os inúmeros estudos que mostram correlação positiva entre o investimento no setor hídrico e o crescimento econômico. Além disso, evidencia o papel decisivo da água na transição para uma economia verde.

O Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos é produzido pelo Programa Mundial das Nações Unidas em Avaliação dos Recurso Hídricos, organizado pela UNESCO, em nome da UN-Water (‘ONU Água’, em português) O programa é fruto da colaboração de 31 entidades das Nações Unidas e de 37 parceiros que constituem a UN-Water. O lançamento acontece no Dia Mundial da Água, cujo tema é alinhado ao tema do Relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.