terça-feira, 20 de novembro de 2012

IMS: Mostra Brasil anos 70



De 20 a 22 de novembro, o cinema do IMS-RJ apresenta a mostra Brasil anos 70, com os filmes Hercules 56, de Silvio Da-Rin (Brasil, 2006. 93’), e Brasil: um relato de tortura, dos americanos Haskell Wexler e Saul Landau (EUA, 1971. 60’). No dia 21 (quarta-feira), o IMS organiza um debate em torno do filme de Wexler e Landau realizado imediatamente após a chegada de 70 presos políticos brasileiros ao Chile em janeiro de 1971, soltos em troca da liberação do embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher, sequestrado durante a ditadura militar brasileira. O documentário, até então nunca exibido num cinema brasileiro (foi exibido em 2012 pela primeira vez pelo Canal Brasil), serviu como base de pesquisa para o repórter Plínio Fraga, que enviado a Brasília pela ZUM, revista de fotografia do IMS, destrinchou o arquivo fotográfico do Serviço Nacional de Informações (SNI) – órgão de segurança da ditadura – e descobriu que das 15 mil fotos recém-liberadas para consulta pela nova Lei de Acesso à Informação (em vigor desde julho deste ano), pelo menos três provam que crianças foram fichadas como subversivas e terroristas pela ditadura e enviadas ao exílio. A matéria do jornalista Plínio Fraga, Infância Banida, está sendo publicada no número 3 da revista ZUM.
O debate do dia 21, às 20h, que marca o lançamento da ZUM #3 no Rio de Janeiro, terá a presença do repórter Plínio Fraga e de Elinor Brito (ex-presidente da FUEC: Frente Unida dos Estudantes do Calabouço), Jean-Marc Van der Weid (ex-presidente da UNE, exilado no Chile e um dos entrevistados em Brasil: um relato de tortura), Jom Tob Azulay (cineasta e diplomata que ajudou a difundir Brasil: um relato de tortura nos Estados Unidos e no Brasil). A conversa terá mediação do jornalista, crítico e pesquisador de cinema Carlos Alberto Mattos.

Mais sobre a mostra Brasil anos 70: http://ims.uol.com.br/Programacao/D1122

Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3284-7400; Fax: (21) 2239-5559
De terça a domingo e feriados, das 11h às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.