terça-feira, 23 de outubro de 2012

OIT e Bahia lançam cartilha de prevenção e eliminação do trabalho infantil

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançaram na sexta-feira (19), em Salvador, a Cartilha de Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil.
O material explica, por exemplo, o que é considerado trabalho infantil e suas principais características; as atividades laborais que adolescentes de 15 a 17 anos podem exercer e o fluxo de atendimento da criança e do adolescente em situação de trabalho infantil, detalhando órgãos e entidades para onde devem ser encaminhados.
Para o coordenador nacional do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil da OIT, Renato Mendes, entre os desafios para erradicar o trabalho infantil estão a conscientização do consumidor para a origem dos produtos adquiridos; a adoção de políticas específicas para cada faixa etária na área da educação e no acesso ao mercado de trabalho, além da regulamentação da terceirização.
“A família e a própria sociedade têm a compreensão equivocada de que o trabalho, mesmo sendo infantil, é algo necessário para a formação do caráter do indivíduo. Daí a importância desta publicação, que informa e esclarece o que é o trabalho infantil e quais as suas consequências, inclusive na saúde da criança”, disse o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.