terça-feira, 9 de outubro de 2012

FCRB: Depois do 13 de Maio - curso e mesas-redondas

Clique na foto para ampliar

A Fundação Casa de Rui Barbosa realiza o seminário "Depois do 13 de Maio: jovens pesquisadores e os novos estudos sobre o período do pós-abolição", composto por minicurso (17, 24 e 31 de outubro) e mesas-redondas (1º de novembro).
O evento, com entrada franca, tem como finalidade contribuir para as reflexões do mês da Consciência Negra e reunir professores do ensino básico e jovens doutores em torno do tema do pós-abolição com o objetivo trocar experiências de sala de aula e pesquisa, divulgar a produção acadêmica e valorizar a formação de recursos humanos.
Organizado pelas pesquisadoras Ivana Stolze Lima (FCRB) e Laiana Lannes (bolsista de pós-doutorado FCRB e professora da Fundação Osório), o seminário acontece na sala de cursos da FCRB e tem a seguinte programação:
Minicurso:
Quartas-feiras, 17, 24 e 31/10, de 17h30 às 19h30:
"Alforrias e peculiaridades da escravidão no Brasil" - José Roberto Pinto de Góes (Uerj)
"Historicidade das categorias raciais" - Ivana Stolze Lima (FCRB)
"Reflexões sobre a trajetória e os efeitos das leis abolicionistas" - Laiana Lannes (bolsista da FCRB).

Os interessados em participar do minicurso devem preencher a ficha de inscrição que deverá ser enviada para pesquisa@rb.gov.br. O número de vagas é limitado, as inscrições são gratuitas e acontecem de 24 de setembro a 10 de outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3289-4641/4642 ou pelo e-mail pesquisa@rb.gov.br. O minicurso pretende atrair sobretudo professores do ensino básico
Mesas-redondas:
1º /11, das 9h30 às 17h30. Evento aberto ao público, sem necessidade de inscrição.
9h - Abertura e proposta do seminário
Ivana Stolze Lima (FCRB)
Laiana Lannes (bolsista da FCRB)
9h30 - Palestra de abertura:
"Projeções da liberdade no pós-abolição"
Walter Fraga (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
10h30 – Mesa-redonda 1
"O pós-abolição e as comemorações pelo 13 de maio" - Renata Moraes (doutora em História PUC-Rio)

"Trajetórias e interações no pós-abolição: Lima Barreto e João do Rio" - Laiana Lannes (Bolsista de pós-doutorado FCRB e professora da Fundação Osório)

"À flor da pele: cultura da beleza, cremes para clarear e as apropriações do discurso eugênico entre afro-americanas no pós-abolição" - Giovana Xavier (doutora em História Unicamp)
14h - Mesa-Redonda 2
"A enxada e o livro: o processo de escolarização de crianças negras e pardas em Vassouras, 1889- 1930" - Alexandre Ribeiro Neto (doutorando em Educação, Uerj)

"Moradas, ocupações e territórios urbanos: medidas de localização e (re)significações dos espaços urbanos e seus descaminhos no Rio de Janeiro, 1870-1910" - Lucimar Felisberto (Doutoranda em História, UFBA)

"Cidadania em tempos de emancipação: as lutas dos artífices de cor no Recife oitocentista" - Marcelo Mac Cord (Professor UFF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.