segunda-feira, 3 de setembro de 2012

USP: Pesquisa da FSP liga alimentos ultra-processados à epidemia de obesidade



Ganhando notoriedade em 2010 ao publicar um artigo sobre o perigo dos alimentos ultra-processados em prestigiado periódico internacional, os cientistas do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde agora têm um uma nova meta: relacionar, a partir de estatísticas comprovadas, o aumento no consumo destes alimentos e a epidemia global de obesidade.
Neste sentido, os estudos vão avaliar tipos de processamento e seu impacto potencial sobre a dieta e a saúde; os mecanismos que ligam tais produtos ao chamado ‘sobreconsumo passivo de energia’ e à obesidade; a tendência mundial da participação deles na dieta; e, finalmente, as implicações de tudo isso para as políticas públicas.
Segundo o professor Carlos Augusto Monteiro, que coordena o Núcleo e o estudo, a pesquisa ainda está em sua fase inicial, na formulação de hipóteses – mas os primeiros levantamentos disponíveis mostram que a “comida pronta” tem tudo para ser uma das maiores vilãs do excesso de peso e doenças associadas. [...]