quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Espaço Cultural Correios / Juiz de Fora: Exposição "Yutaka Toyota - Sim, pode tocar"

Espaço Cultural Correios, Juiz de Fora – MG recebe 18 esculturas do artista nipo-brasileiro Yutaka Toyota

Os visitantes poderão tocar as 18 esculturas que o artista exporá, de 14 de setembro a 20 de outubro, no Espaço Cultural Correios, Juiz De fora- MG. A mostra, que foi aberta hoje (13 de setembro), às 20 horas, para convidados, foi concebida tanto para pessoas com visão normal como para aqueles que tem visão diminuída ou que não enxergam.
A percepção das obras poderá ser feita pela visão, pelo tato e por descrição verbal através de um catálogo sonoro gravado em CD. As obras emitirão sons pela aproximação do espectador que, nesse ato, ativarão sensores instalados em suas bases. Além disso, o catálogo reproduz 10 obras em baixo relevo, para serem tocadas.
Segundo a curadora Cláudia Lopes, “as obras de Toyota são o que são, e são o que somos. Tal qual espelhos, nos incorpora e são por nós incorporados. Um reflete o outro”.
A exposição “Yutaka Toyota – Sim, pode tocar” permanecerá aberta ao público no Espaço Cultural Correios Juiz de Fora até 20 de outubro, de segunda a sexta das 10 às 18 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas.
A mostra que começa em Juiz de Fora, também será montada no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, e no Museu Nacional dos Correios, em Brasília.