terça-feira, 24 de julho de 2012

BH: Confira os destaques da programação da Fundação Clóvis Salgado

Noite de Gala do Savassi Festival

O Grande Teatro do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro) sedia
quarta-feira, dia 25, a Noite de Gala do Savassi Festival. Com a regência do maestro Marcelo Ramos, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais executa, a partir de 20h30, uma peça inédita ao lado do músico e compositor norte-americano Kenny Werner. Também será entregue, às 20h, o prêmio Jazz Minas de 2012 ao compositor Chico Amaral. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Palácio das Artes, pelo site Ingresso.com e pelo telefone 4003-2330 a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Exposição “Peso e Leveza”
Até o dia 26 de agosto ficarão expostas nas galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta, no Palácio das Artes, fotografias de 15 artistas de países como Argentina, Nicarágua, Colômbia, México e Brasil, entre outros, na exposição fotográfica “Peso e Leveza – fotografia latino-americana entre o humanismo e a violência”. Ao todo, são 73 imagens, selecionadas no festival PhotoEspaña, em 2010. As obras abordaram tensões, desigualdades sociais, violência e outras situações problemáticas comuns aos latino-americanos. A entrada é gratuita.

Inscrições para o curso “Charlie Chaplin, Ontem e Hoje”
O Cine Humberto Mauro, que fica no Palácio das Artes, recebe entre os dias 14 e 16 de agosto o curso “Charlie Chaplin, Ontem e Hoje”, que será ministrado por Jonathan Rosenbaum, um dos maiores críticos de cinema do mundo. A atividade terá uma abordagem biográfica de Chaplin e faz parte da mostra que vai exibir todos os seus filmes. Jonathan Rosenbaum chegou a ser considerado pelo cineasta Jean-Luc Godard como um dos melhores críticos de cinema de sua época. O processo seletivo acontece até o dia 2 de agosto. Os candidatos devem enviar um e-mail com um minicurrículo, de até dez linhas, para curso.rosenbaum@gmail.com.

Mostra "Michael Mann e James Gray"
Continua em cartaz no Cine Humberto Mauro a mostra "Michael Mann e James Gray", homenagem a dois dos principais diretores do cinema contemporâneo. Até o dia 31 de julho, serão exibidos filmes dos dois diretores, que se destacam por produções do gênero policial. Todas as sessões têm entrada gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria meia hora antes do início. A programação completa, com os horários de exibição, pode ser conferida no site fcs.mg.gov.br.

História Permanente do Cinema
O projeto História Permanente do Cinema apresenta na quinta-feira, dia 26, no Cine Humberto Mauro, o filme “Inimigo Público”, do diretor William A. Wellman, produzido em 1931. A sessão começa às 17h e será comentada pelo pesquisador Ataídes Braga ao final. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do cinema meia hora antes do início da exibição.

Série Concertos na Cidade
Na quinta, dia 26, o Coral Lírico de Minas Gerais dá continuidade à série Concertos na Cidade com apresentação no Museu Mineiro (avenida João Pinheiro, 342, Lourdes). Sob regência de Lincoln Andrade, serão interpretadas obras a capela do compositor José Maurício Nunes Garcia, um dos maiores nomes da América Latina, além de obras de Felix Mendelssohn. O concerto começa às 20h e a entrada é gratuita.

Quintas da dança
A Cia. de Dança Palácio das Artes apresenta na quinta, dia 26, mais uma intervenção do projeto Quintas da Dança, a partir das 18h30 no hall de entrada do Palácio das Artes. Idealizado pela diretora da companhia, Sônia Mota, o projeto acontece nas últimas quintas-feiras do mês, com o objetivo de difundir a dança contemporânea. A intervenção tem duração de 30 minutos, com entrada gratuita.

Curta no Almoço
O Cine Humberto Mauro recebe na sexta, dia 27, mais uma sessão do projeto Curta no Almoço. Às 13h15 serão exibidos os curtas brasileiros "Media Training", de Eloar Guazzelli e Rodrigo Silveira, e "Praça Walt Disney", de Sergio Oliveira e Renata Pinheiro. Juntos, os filmes têm 33 minutos de duração, com classificação indicativa de 18 anos. A entrada é gratuita.

Oficinas de férias do projeto Educativo em Artes Visuais
Entre terça-feira e sábado, dias 24 e 28, acontecem as Oficinas de Férias, parte do programa Educativo em Artes Visuais. Ministradas no Espaço Educativo, ao lado da Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes, as oficinas são destinadas a crianças de 9 a 12 anos e têm como principal objetivo o desenvolvimento de habilidades criativas em diferentes áreas. As inscrições para as atividades estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, pelo telefone (31) 3236-7363, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira (até o preenchimento das vagas).

Exibição de filmes do 13º Festival Internacional de Curtas em centros culturais
Continuam em cartaz os filmes premiados no 13º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, realizado em 2011 pela Fundação Clóvis Salgado. Por meio da mostra itinerante do festival, o público poderá assistir aos filmes em 15 diferentes centros culturais da capital até o dia 30 de julho. As sessões são gratuitas e a programação completa pode ser conferida no site fcs.mg.gov.br.
Mais informações no site www.fcs.mg.gov.br.