terça-feira, 5 de junho de 2012

FCRB: Carlos Drummond para alunos de 18 mil escolas


Na segunda-feira, 4 de junho, Drummond voltou ao edifício que frequentou por toda vida como servidor do Ministério da Educação, o Palácio Capanema. Foi lançado no local o Projeto Memória “Drummond: testemunho da experiência humana".
O Projeto Memória visa difundir a obra de personalidades que contribuíram significativamente para a transformação social e a formação da identidade cultural brasileira. Personagem dessa edição, Drummond terá sua faceta de narrador de seu tempo divulgada a milhares de jovens com a distribuição de kits pedagógicos em 18 mil escolas públicas. Além disso, serão organizadas mostras itinerantes com 70 kits expositivos contendo 16 painéis que percorrerão mais de mil municípios, acompanhadas de vídeo-documentário e livro fotobiográfico, preparado por João Camillo Penna.
A iniciativa é uma parceria entre Fundação Banco do Brasil, a Petrobrás e Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), através da Associação de Amigos da Casa Rui Barbosa. Isso porque os documentos pessoais de Drummond integram o Arquivo-Museu de Literatura (AMLB) da FCRB, espaço dedicado a arquivos pessoais de escritores, criado em 1972 com o incentivo do poeta.
A fase de concepção intelectual do projeto foi coordenada por Eduardo Coelho, então chefe do AMLB, e envolveu uma equipe de especialistas: curadoria de João Camillo Penna, coordenação pedagógica de Rosa Gens, vídeo-documentário por Maria Aché de Andrade, do Filmes do Serro, programação visual de Ruth Freihof, da Passaredo Design e produção da Abravídeo.
O vídeo-documentário, o livro fotobiográfico,o conjunto pedagógico (Almanaque Histórico, Guia do Professor) e a exposição estão disponíveis para visualização e download no site http://www.projetomemoria.art.br/drummond/


Fonte: http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?page=materia&ID_S=9&NM_Secao=notícias&ID_M=2269