domingo, 10 de junho de 2012

Crônica da Semana!!!

A espera de um coração para se aninhar


Por Alessandra Leles Rocha


No fim, frente ao caos contemporâneo, diante de tanta loucura individualista em nome de um lugar ao Sol, o que nos resta é sempre o amor. Só ele para curar as feridas, salvar todas as almas “perdidas”, construir e reconstruir os castelos, os sonhos e as esperanças, acordar os sentidos e redimensionar a vida.
      O que move a grande máquina humana se dissolve entre as diminutas moléculas químicas em meio ao impulsionar quase ríspido de uma bomba chamada coração. Ele pulsa, bate e apanha, mas leva a sério o que irá transformar sutilmente as nossas emoções. Fará a boca secar, os olhos brilharem de um modo diferentemente especial, os pelos se eriçarem a simples troca de olhar, o corpo se mover num movimento quase coreografado... Somos surpreendidos sem aviso, sem preparação, sem roteiro. Acontece. O amor acontece. Não há como fugir. Não há como negar. Não há como resistir. Não há...
Ah! E como é bom encontrar-se nesse estado de êxtase devastador! Um cataclismo biofisiológico que de vez em quando precisa romper os preceitos da razão e nos defrontar com as minucias da existência. O amor pesa o equilíbrio, o modo de ver e enxergar a vida, amplia a paleta de cores do cotidiano, derrama doses generosas de ousadia, de paciência, de companheirismo, de cuidados,... de todas as melhores virtudes que possamos ter dentro da alma. Quem ama está sempre pronto; pronto para ser e estar, para somar, dividir e multiplicar.
No tempo em que muitas das relações humanas se iniciam a partir do mundo digital, para amar é preciso bem mais que um teclado e uma tela. Só coexistindo, interagindo olhos nos olhos, de mãos dadas, em dias de sol e de chuva, que ele realmente se afirma (ou não). Quem pensa que basta plantar uma única semente para o amor está enganado; pois, são necessários muitos elementos para edificar essa grande árvore. Para amar, de fato e de direito, é preciso dar tempo ao tempo para não cair nas armadilhas do idealismo e da precipitação. Muito mais que encantamento, o amor pede admiração, doação, cumplicidade, generosidade, flexibilidade, liberdade e, sobretudo, um respeito incomensurável pelo semelhante.
Por sorte, a vida nos oferta a possibilidade de viver o amor várias vezes, de diferentes formas, em fases distintas. Cada experiência deixa suas marcas, lições, lembranças, recordações para aquecer a alma; sempre um estímulo para uma próxima vez. Porque se existem ou não cupidos a nos flechar pelas ruas, ou se Santo Antônio e São Valentim são mesmo “santos casamenteiros”, a verdade é que o amor está sempre no ar, à espreita, a espera de um coração para se aninhar. 

_________________________________
Trabalho Gráfico de Alessandra Leles Rocha.