quarta-feira, 20 de junho de 2012

ACNUR e OIM destacam na Rio+20 vulnerabilidade de migrantes urbanos

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para Migrações (OIM) promovem nesta quarta-feira, 20 de junho, evento paralelo durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) para discutir as vulnerabilidades de migrantes e refugiados que vivem nas cidades.
O evento reunirá os chefes de três grandes organizações internacionais e funcionários de alto escalão de diferentes governos que lidam com este tema para debater questões específicas e apresentar contribuições voluntárias específicas à implementação da agenda de desenvolvimento sustentável posterior à Rio+20. Entre os painelistas estão o Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, o Diretor-Geral da OIM, William Swing, a Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para Redução do Risco de Desastres, Margareta Wahlström, e a Coordenadora Executiva da Rio+20, Elizabeth Thompson.
Este evento terá como foco os motivos das migrações em direção às zonas urbanas e as vulnerabilidades particulares de migrantes urbanos, incluindo refugiados e outras pessoas deslocadas. O painel de discussão ressaltará as necessidades de fortalecer os esforços de redução de riscos de desastres, especificamente aqueles relacionados a desastres naturais, degradação ambiental e mudanças climáticas.
Os fluxos contínuos de migrantes, refugiados e outros deslocados são um dos fatores que levam ao rápido crescimento das cidades. Muitas destas pessoas vêm de zonas rurais ou pequenas cidades. Embora sejam atraídas para as grandes cidades em busca de melhores condições de vida, elas também migram por causa de fragilidades ambientais ou para se adaptar às mudanças climáticas. Aqueles que são forçados a migrar frequentemente buscam proteção e oportunidades que as cidades podem oferecer, mesmo que terminem vivendo em comunidades carentes super-populosas ou assentamentos periféricos sem os mais básicos serviços.
O evento paralelo “Vulnerabilidade de Migrantes Urbanos: Desafios e Respostas” também será uma oportunidade para ressaltar as relações entre refugiados climáticos e deslocamentos forçados, uma vez que ele coincide com o Dia Mundial do Refugiado (20 de junho). O evento se inicia às 17hs da próxima quarta-feira (20/06), na Sala T-6 do Riocentro – onde acontece a Rio+20. O evento é aberto a todos os participantes credenciados junto à Conferência da ONU para Desenvolvimento Sustentável.