terça-feira, 1 de maio de 2012

Saúde & Cidadania: Câncer x Trabalho


Câncer causado pelo trabalho atingirá 20.000 brasileiros neste ano, estima Inca

Segundo Instituto, pelo menos 19 tipos de tumores malignos, entre eles de pulmão e pele, são relacionados ao trabalho

Estima-se que aproximadamente 20.000 brasileiros serão diagnosticados neste ano com algum tipo de câncer relacionado ao trabalho, segundo informou nesta segunda-feira o diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Luiz Antonio Santini. O dado foi anunciado junto com a divulgação das Diretrizes para a Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho, documento produzido pelo Inca. De acordo com a publicação, ao menos 19 tipos de câncer — entre eles o de pulmão, pele, fígado e laringe — estão relacionados à ocupação profissional do paciente. Trabalhadores das áreas da beleza, aviação, química e farmácia são alguns dos mais expostos ao risco da doença.
Estima-se que entre 8% e 16% de todos casos de tumores malignos sejam causados pelo trabalho. A publicação indica que o contato frequente com determinadas substâncias é um fator importante no aumento do risco de certos tipos de câncer. De acordo com o Inca, isso pode ser atribuído tanto a compostos considerados cancerígenos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o amianto, quanto a produtos aparentemente inofensivos, como poeira de madeira ou de couro.

Saiba mais
CÂNCER E TRABALHO
Os principais tipos de câncer associados ao trabalho pelo Inca são: de pele, pulmão, bexiga, cabeça, pescoço, da cavidade nasal, hematológico, leucemias, de estômago, esôfago, fígado, pâncreas, mama e cérebro.