quinta-feira, 3 de maio de 2012

O desafio de entender – e combater – o bullying nas escolas


Publicado em Educação, USP Online Destaque por Redação em 3 de maio de 2012

Patricia Golini, especial para o USP Online

Um estudo do IBGE realizado em 2009 apontou que, dos 60 mil alunos do Ensino Fundamental entrevistados, cerca de 30% foram vítimas de violência ou bullying no ambiente estudantil nos 30 dias anteriores à pesquisa. Ainda, 13% deles relataram ter se envolvido em ao menos um episódio de briga durante o último mês.
Para a professora Marta Angélica Iossi Silva, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, tais números não revelam exatamente uma novidade – e nem dizem respeito só à última década. Na EERP, Marta lidera um grupo que desde 1985 investiga a violência doméstica e institucional, com ênfase nos casos de bullying. O Núcleo de Estudos, Ensino e Pesquisa do Programa de Assistência Primária de Saúde Escolar (Proase) conta com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, enfermeiros e pedagogos investigando temáticas relacionadas.
Porém, mais do que buscar entender o fenômeno, o grupo se empenha na avaliação e implementação de um plano para intervenção, sendo responsável pela criação de redes de apoio e proteção à criança e jovem, além de estabelecer projetos de educação e promoção à saúde e sobre gravidez na adolescência, todos financiados por Fapesp e CNPq. “Isso possibilita a ampliação do campo de pesquisa para a família, instituições de saúde, de educação e de acolhimento, além, dos conselhos tutelares”, explica a professora da EERP. (...)


Leia o artigo na íntegra em http://www5.usp.br/10192/pt-nucleo-de-estudo-e-pesquisa-da-eerp-investiga-bullyng-e-violencia-escolar/