quinta-feira, 3 de maio de 2012

Exposição: "Modigliani: Imagens de uma Vida"


Mais de 50 mil pessoas já visitaram a mostra Modigliani: Imagens de uma Vida, desde que foi inaugurada, em janeiro deste ano, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro. A exposição estará em cartaz até o próximo domingo, 6 de maio, e, para facilitar, os horários de visitação foram ampliados excepcionalmente esta semana (quarta a sexta-feira, das 10h às 20h; e no sábado e domingo, das 11h até às 18h). A entrada é franca.
Na tarde de sábado, o MNBA promoverá oficinas gratuitas direcionadas às crianças. O objetivo é estimular a criança a refletir sobre as influências que recebe no seu cotidiano e como pode pensar e produzir de forma original a partir daí, inspirada na vida do artista. Os participantes ouvirão uma história e desenvolverão atividades artísticas. Haverá distribuição de caderno educativo referente à exposição.
Composta por obras que circulam pela primeira vez na América Latina, a mostra Modigliani: Imagens de uma Vida reúne 230 peças, sendo 54 pinturas, 5 esculturas originais, 55 desenhos, 2 livros e 1 litografia, além de documentos, fotos, diários e manuscritos do artista plástico Amedeo Modigliani (1884-1920) e de importantes artistas da sua época. A exposição é um dos mais importantes eventos do calendário oficial do Momento Itália – Brasil, e é resultado de parceria entre o Museu a Céu Aberto (MCA) e o Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma. No final de 2011 a mostra esteve em Vitória, no Espírito Santo.
Administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, o MNBA possui a maior e mais importante coleção de arte brasileira do século XIX. O museu está localizado na Avenida Rio Branco, 199, Cinelândia, no Rio.