quarta-feira, 18 de abril de 2012

UNODC firma parceria com Organização Internacional para Migração para combater tráfico humano

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Organização Internacional para Migração (OIM) assinaram ontem (17/04) em Viena, Áustria, um novo acordo conjunto para combater o tráfico humano, o contrabando de migrantes e a corrupção através da melhor gestão de fronteiras.
O acordo assinado pelo Diretor Executivo da UNODC, Yury Fedotov, e o Diretor Geral da IOM, Lacy Swing, às vésperas da 10ª Conferência Ministerial da Iniciativa de Segurança de Fronteira na Ásia Central, busca ampliar a coordenação de informações e atividades entre as duas agências.
“De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o tráfico de humanos gera 32 bilhões de dólares todos os anos, fazendo disso uma ameaça de proporções extraordinárias. Isso exigirá uma coordenação e uma resposta significativa nos três níveis: local, regional e internacional, se quisermos ter sucesso contra o crime global”, afirmou o Diretor Executivo da UNODC, Yury Fedotov.
A UNODC já trabalha em parceria com a OIM na África Austral, África Ocidental, no Chifre da África e na Colômbia. Além da assistência técnica, a OIM forneceu dados de especialistas para uma série de publicações técnicas da UNODC.