segunda-feira, 30 de abril de 2012

Jazz é celebrado neste 30 de abril


Primeiro Dia Internacional do Jazz terá concerto histórico na Assembleia Geral; Brasil representado em eventos em Paris e Nova York.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Por iniciativa da Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, é comemorado pela primeira vez nesta segunda-feira o Dia Internacional do Jazz.
As homenagens começaram na sexta-feira, em Paris, com um concerto que teve a participação da pianista brasileira Tânia Maria.
Em Nova York, o concerto será no início da noite, na Assembleia Geral.
O violonista e arranjador Romero Lubambo será o único brasileiro a participar do evento. Durante o ensaio, no domingo, ele falou sobre o que o jazz representa em sua vida.
"Eu vim morar em Nova York 27 anos atrás e desde então, a conexão entre Brasil e Estados Unidos para mim está sendo feita através do jazz. Toda a minha carreira, a minha vida está sendo através do jazz, que está sendo a combinação, a ligação do Brasil com os Estados Unidos e dos Estados Unidos para o mundo."
Por que o Dia Internacional do Jazz?*
- O jazz quebra barreiras e cria oportunidades para entendimento mútuo e tolerância;
- O jazz é um vetor da liberdade de expressão;
- É um símbolo de união e paz;
- Reduz tensões entre indivíduos, grupos e comunidades;
- Promove a igualdade de gênero;
- O jazz reforça o papel dos jovens para a mudança social;
- Encoraja a renovação dos artistas, o improviso, as novas formas de expressão e a inclusão de formas tradicionais de música em novas vertentes musicais;
- O jazz estimula o diálogo intercultural e empodera jovens em sociedades marginalizadas.


Saiba mais sobre o JAZZ: