segunda-feira, 16 de abril de 2012

FAAP / São José dos Campos: Exposição "Arquitetura da Madeira para o Século XXI"

A FAAP de São José dos Campos apresenta, a partir de 15 de março, a exposição Arquitetura da Madeira para o Século XXI, que faz um panorama do uso da madeira de forma sustentável e tecnológica em construções em todo o mundo.
Sob curadoria do arquiteto Marcelo Aflalo, professor da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP, a mostra está dividida em dois módulos: a primeira parte mapeia as tipologias da arquitetura da madeira e suas múltiplas possibilidades. Na segunda parte, alguns projetos são apresentados em maquetes estruturais, desprovidas de paredes e revestimentos e acompanhadas de painéis contendo imagens da obra acabada e das principais características construtivas.
A exposição reúne maquetes de arquitetos brasileiros, um chileno e um europeu, atuantes em mercados já maduros no uso desse material.
A mostra foi concebida com o intuito de apresentar projetos que possuem profundo caráter ideológico e grande impacto socioambiental e, também, divulgar a aplicabilidade da madeira como elemento prioritário da construção.
“No Brasil, a madeira ainda é vista como opção temporária ou rústica, nunca como matéria-prima essencial. Países europeus e o Japão, que já tinham longa tradição no uso da madeira, seguiram com mais facilidade as recomendações dos fóruns ambientais, como o Protocolo de Kyoto, e demonstraram que a madeira pode ser o ponto de partida e não apenas um acessório decorativo”, explica o curador da mostra.
15 de março a 30 de junho de 2012.
Horário:
Segunda a sexta-feira - das 9h às 21h
Sábados e feriados - das 9h às 17h
Local:
FAAP São José dos Campos
Rua Dr. Jorge Zarur, 650 – Serimbura
Informações: (12) 3925-6400
Visitas programadas:
falar com Luciene
(lsantos@faap.br ou 3925-6400)
Entrada franca