quarta-feira, 21 de março de 2012

BH: Secretaria abre inscrições para o Circuito Tela Verde


A Prefeitura de Belo Horizonte, através da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e em parceria com os ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, inclui a partir do mês de março em sua programação mensal o Circuito Tela Verde. O projeto visa exibir e discutir vídeos que abordam a temática socio­ambiental. O objetivo é promover reflexões e debates que contribuam com o processo de construção de valores culturais comprometidos com a sustentabilidade. Os interessados poderão se inscrever, a partir do dia 1º de março, pelo telefone 3277-5199.

O Circuito Tela Verde, que está em sua terceira edição, é uma mostra nacional de produções audiovisuais sobre experiências de projetos de educação ambiental para exibição em estruturas educadoras como salas verdes, pontos de cultura, cineclubes, etc. Utilizando metodologias de edu­co­mu­nicação, os filmes oferecem um mosaico de opiniões, visões de mundo e modos de vida dos membros das comunidades locais sobre o meio ambiente, os problemas e as responsabilidades ambientais. Trazem uma importante contribuição para compreender como as comunidades tomam parte nos processos da gestão ambiental pública.
Mais de 2 mil salas de todo o país receberão o circuito. Entre os filmes e documentários a serem exibidos estão “Coleta Seletiva Solidária – Reponsabilidade Compartilhada”, “Água, nosso patrimônio comum”, “Floresta Na­cional de Passo Fundo – História e bio­di­ver­sidade”, entre outros. Após as exi­bições, acontecem debates que têm o objetivo de promover a reflexão e o apro­fun­damento dos conteúdos apresentados.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Vasco Araujo, o circuito será uma boa oportunidade para se discutir temas de grande importância ambiental. “As exibições têm ampla relevância, pois os assuntos que serão discutidos estão na pauta das questões ambientais. Além disso, a participação do público irá gerar aprendizado e, conse­quen­te­mente, a multiplicação de novas ações em prol do meio am­bien­te”, concluiu.

Na rede:

O projeto terá apresentações quinzenais na sede da SMMA, na avenida Afonso Pena, 4.000, no bairro Man­gabeiras. Os vídeos também estão disponíveis na internet por meio do blog do Circuito Tela Verde (circuit­ote­la­ver­de.blogspot.com). Após cada exibição na secretaria os vídeos serão dispo­nibilizados na internet, na página da SMMA no site da PBH, www­.pbh.gov.br