quarta-feira, 21 de março de 2012

1º Dia Mundial da Síndrome de Down

Em mensagem, Secretário-Geral parabenizou ativistas, famílias e governos que trabalharam, incansavelmente, para fazer desta data uma realidade.
ONU destaca importância da inclusão social

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Delegações de todo o mundo e representantes da sociedade civil se reúnem, nesta quarta-feira, na sede da ONU para marcar o primeiro Dia Mundial da Síndrome de Down.
Em mensagem, Ban Ki-moon parabenizou ativistas que trabalharam para fazer do dia uma realidade.
Margem
Segundo as Nações Unidas, 10% da população mundial vivem com algum tipo de deficiência.
Ban lembrou, que durante muito tempo, as pessoas com down, incluindo crianças, tiveram que viver à margem da sociedade. Segundo ele, em muitos países pessoas com a síndrome continuam sofrendo discriminação e estigma, além de barreiras legais e ambientais que impedem a participação deles em suas comunidades.
O Secretário-Geral afirmou que em muitos países meninas e meninos com deficiências intelectuais não têm acesso à educação. Muitos pais são obrigados a matricular os filhos em escolas especiais, ou até mesmo deixá-los em casa, pela crença de que alguém com síndrome de down irá "atrapalhar" o processo educativo.
Ele lembrou que pesquisas comprovam que a diversidade na sala de aula é um benefício para todas as crianças. Ban encerrou a mensagem pedindo a todos que ajudem a construir sociedades mais inclusivas.


Saiba mais em:
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/03/jovem-com-sindrome-de-down-e-aprovado-em-universidade-do-rs.html