quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Teatro promove inclusão psiquiátrica unindo sanidade e loucura

Trabalhar com a ideia de jogar cenicamente com os delírios, fantasias e devaneios pessoais é o que propõe a oficina Teatro: se delirar, delirou – uma vivência entre arte e loucura, que integra a programação do Festival de Verão 2012. "O teatro faz a gente se conhecer e se reinventar de forma divertida. E na perspectiva da loucura essa liberdade criativa é muito grande", justifica Juliana Barreto, que coordena a atividade juntamente com a professora Maria Stella Goulart, do Departamento de Psicologia da UFMG.
Juliana também é coordenadora do Grupo Sapos e Afogados, que realiza atividades teatrais com pessoas com deficiência mental. Os próprios integrantes do grupo conduzirão o processo de criação teatral dos alunos, "numa tentativa de multiplicar os olhares, para que eles possam ser reconhecidos como atores e não como loucos", acrescenta ela.
Marcada para o período de 18 a 21 de fevereiro, a oficina, vai, segundo a coordenadora, "brincar de subverter a lógica" e mudar o cenário da organização do teatro, propondo uma inclusão psiquiátrica. "Vamos estabelecer um processo de troca de experiências, com respeito às diferenças, o que é fundamental para a reabilitação psicossocial dessas pessoas", completa Juliana. A organização da oficina recomenda que os alunos levem roupas leves para facilitar a movimentação.
Há 35 vagas, e as inscrições podem ser feitas no aqui ou no posto da Fundação na Praça de Serviços do campus Pampulha. As atividades serão realizadas no prédio da Faculdade de Ciências Econômicas (Face).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.