quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Belo Horizonte ganhou sua quinta ciclovia


Belo Horizonte ganhou no sábado, dia 4/02, sua quinta ciclovia, que liga a avenida do Canal ao Via Shopping, na região do Barreiro. A inauguração aconteceu na avenida Afonso Vaz de Melo, em frente ao Restaurante Popular, em evento que contou com as presenças do prefeito Marcio Lacerda, do diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, de autoridades municipais e representantes de associações e de grupos de ciclistas da capital.
O prefeito Marcio Lacerda ressaltou que Belo Horizonte deve ter 120 quilômetros de ciclovias até o fim deste ano. “É um incentivo para que as pessoas percebam que a bicicleta é um meio de locomoção. Eu só ando de bicicleta”, disse Simoni Rodrigues Alves, psicóloga e membro do grupo Pedal de Salto Alto.
A Ciclovia Barreiro tem 2,20 km de extensão e 2,50 m de largura. Parte da ciclovia foi implantada no nível da calçada e parte foi segregada da pista de automóveis por separadores físicos. A ciclovia possui mão dupla de direção e sinalização horizontal na cor verde ao longo das calçadas e cor vermelha nas aproximações das interseções e pontos de conflitos, como faixas de pedestres e baias de ônibus.
Em todas as interseções foram implantadas rampas com rebaixos para ciclistas e pedestres. Além disso, toda sinalização vertical foi revitalizada. Também foram implantados cinco paraciclos, dispositivos para estacionamento de bicicletas, em frente ao Restaurante Popular do Barreiro. No projeto foram investidos cerca de R$ 400 mil.
A Ciclovia Barreiro faz parte do Pedala BH, programa de incentivo ao uso da bicicleta que está implantando uma rede de ciclovias na capital mineira. O diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César, assinalou que o objetivo do Pedala BH é oferecer condições seguras e adequadas para a circulação de ciclistas. O programa propõe ações que abrangem, desde a definição e implantação de rotas cicloviárias e estacionamentos para bicicletas, até campanhas de educação e de segurança no trânsito.

As ciclovias de Belo Horizonte
• Via 240 – liga a ciclovia da avenida Saramenha à Estação BHBus São Gabriel. Tem 2,20 km
• Savassi – Liga a avenida Professor Morais ao Centro de Especialidades Médicas. Tem 2,80 km
• Américo Vespúcio – Conecta as avenidas Antônio Carlos e Carlos Luz. Tem 2 km
• Boulevard Arrudas – Liga a avenida Barbacena à avenida Carijós. Tem 1,1 km