quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Não se esqueça! Em novembro tem Projeto "Lê Pra Mim?"!!!


O projeto “Lê Pra Mim?” chega à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Nos finais de semana de novembro, artistas e personalidades brasileiras como Alcione, Fatima Bernardes, Geovanna Tominaga, Luciana Gimenez, Sergio Loroza, Sheron Menezes e Ziraldo, estarão na sede da Biblioteca Nacional para participar projeto sócio-cultural que tem como objetivo incentivando a leitura. Cada encontro contará ainda com interpretação em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) simultânea às leituras.

Diferentemente das outras edições, os eventos na Biblioteca Nacional ocorrerão também às sextas-feiras, às 14h, exclusivamente para crianças de escolas públicas, que no próximo dia 4 terá a participação da atriz Sophie Charlotte. Neste sábado, é a vez do ator Rafael Zulu e, no domingo, do ator Rodrigo Simas, ambos às 16h. Em todos os encontros literários haverá visita guiada para as crianças conhecerem os espaços da biblioteca.

O projeto teve início em janeiro de 2010 no Centro Cultural Correios (RJ) e já passou por Salvador, no Pelourinho, e em São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa. No Rio de Janeiro, as edições foram no Forte de Copacabana, nas Lonas Culturais, em instituições de ajuda e amparo a crianças e no Espaço Cultural Eletrobras Furnas.

Idealizado pela atriz e produtora Sônia de Paula, o “Lê Pra Mim?” conta com a parceria do escritor e cenógrafo Marcelo Aouila, produtor e realizador do evento. Ao longo das oito edições, participaram 90 personalidades da mídia, entre atores, cantores e jornalistas. Mais de cinco mil crianças compareceram aos encontros literários e três mil livros infantis foram doados para que as crianças levassem e multiplicassem a proposta do “Lê Pra Mim?”: formar novos leitores e incentivar a prática entre as crianças.

A entrada é franca e o espaço de cada apresentação na Biblioteca Nacional comporta 50 crianças de 4 a 10 anos, e 50 acompanhantes. Todos ficam acomodados em almofadas em formato de livros. Serão distribuídas senhas com uma hora de antecedência. Ao final de cada leitura, as crianças levam para casa um livro infantil, diferente daquele lido pelos artistas, multiplicando-se assim a proposta do projeto “Lê Pra Mim?”

Os livros que serão lidos na Biblioteca Nacional:
Recado Da Chuva - Célia Cris Silva
Borboletinha (Tudo É Possivel) - Hellen Palacio E Mario Lucio De Freitas
A Princesa Que Tudo Sabia...Menos Uma Coisa - Rosane Pamplona e Dino Bernardi Junior
O Principe Sem Sonhos - Marcio Vassallo
A Princesa Que Salvava Príncipes - Claudia Souza
Voce Não Tem Como Saber - Julia Alba
Menina Nina – Ziraldo
Tita, a abelhinha – Silvia Cardoso Buccaletti
Marcelo, marmelo, martelo – Ruth Rocha
Até as princesas soltam pum – Ilan Brenman

Serviço
Fundação Biblioteca Nacional

Av. Rio Branco, 219 - Centro, Rio de Janeiro - (0xx)21 3095-3879
Sextas-feiras às 14h – Apenas para escolas públicas agendadas
Sábados e domingos às 16h – Distribuição de 50 senhas com 1h de antecedência
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário