segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Exposição e ciclo de palestras sobre o clima começam hoje no Museu de História Natural da UFMG

Como parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2011, sob o tema Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG apresenta a exposição Museu na rua: o clima no mundo e na sua cidade. O evento acontece durante toda esta semana, das 8h às 20h, com entrada gratuita, no canteiro central da avenida José Cândido da Silveira, próximo ao nº 1190, Cidade Nova (em frente à cavalaria da Polícia Militar).
Paralelamente, será realizado nos dias 18, 19 e 21 de outubro o ciclo de palestras Mudanças Climáticas: no passado e no presente, no auditório Pau-Brasil. As palestras vão acontecer das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30. A participação é gratuita. Grupos ou escolas interessados em participar das palestras devem procurar o Cenex pelo telefone 3461-4204 ou pelo endereço cenex@mhnjb.ufmg.br.
A exposição visa aproximar o Museu da comunidade do entorno, levando as pesquisas para o lado de fora de seus muros. Dispostos em dois ambientes expositivos, instalados na rua, estarão diferentes textos, imagens, materiais, vídeos, jogos e brincadeiras que visam despertar o público para a importância das ações individuais na preservação do meio ambiente, bem como fazer uma leitura das grandes mudanças climáticas ao longo das eras geológicas.
O evento conta com o apoio do Programa Pontos em Cidadania (MHNJB), Cenex-MHNJB, Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG, Copasa, Ministério da Educação, Laboratório de Relações Públicas (Fafich-UFMG), Fundação de Parques (PBH) e Polícia Militar de Minas Gerais. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Ciclo de palestras Mudanças Climáticas: no passado e no presente

18 de outubro

Mudanças climáticas locais: estudo de caso no município de Belo Horizonte
Wellington Lopes Assis (geógrafo, professor do Instituto de Geociências da UFMG)
Dia 19 de outubro
Mudanças climáticas do passado: uma perspectiva da Paleontologia
Daniel Fortier (geógrafo, professor do Instituto de Geociências da UFMG)
Dia 21 de outubro
Fenômenos naturais ou induzidos?A relação entre a humanidade e o planeta Terra
Giovana Parisi (geóloga, professora do Instituto de Geocências da UFMG)
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.