sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Lendo o Japão: a difusão da literatura japonesa no Brasil

Lendo o Japão: a difusão da literatura japonesa no Brasil
Seminário
24, sábado, das 15h00 às 17h30
Local: Sala de convivência (apresentação) – 30 lugares
Auditório (palestras) – 175 lugares

O seminário, realizado em parceria com a Fundação Japão, visa discutir, a literatura japonesa no país, por meio da participação de especialistas. Serão abordados os seguintes aspectos: panorama da literatura japonesa, a tradução e a publicação de obras literárias de autores japoneses no Brasil.

Além das palestras, haverá a apresentação de kamishibai: arte direcionada, principalmente, para crianças, com origem no período Edo (1603- 1868), tornando-se muito popular após a Segunda Guerra Mundial, na qual um contador narra teatralmente uma estória através de desenhos.

Programação:
• Apresentação
15h00

Kamishibai
George Cabral de Souza
Com licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Pernambuco, atua como ator, cantor, bailarino e arte educador.

• Seminário
15h30 às 17h30


Panorama da literatura japonesa
Luiza Nana Yoshida
É docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação da área de Japonês e pesquisadora do Centro de Estudos Japoneses, ambos vinculados à USP.


Tradução da literatura japonesa no Brasil
Leiko Gotoda
Formou-se pela Alumni como tradutora e intérprete (inglês/português), especializou-se em tradução literária e foi pioneira a traduzir a obra Miyamoto Musashi de Eiji Yoshikawa e diversos autores japoneses como Haruki Murakami, Jun'ichiro Tanizaki.


Literatura japonesa publicada no Brasil
Marcos Strecker
Jornalista e crítico, é diretor editorial da Globo Livros e autor de Na Estrada - O Cinema de Walter Salles, pela Publifolha. Estudou Física e Comunicação Social na USP. Foi editor do Guia Folha - Livros, Discos, Filmes e editor de Mídias Sociais do jornal Folha de S.Paulo.

Mediação e Debate
Neide Hissae Nagae
Mestre e Doutora pela USP, fez pós-doutorado na Universidade de Kanagawa, Japão. Foi docente e pesquisadora da Universidade Estadual Paulista - Unesp e atualmente é docente e pesquisadora da USP no Curso de Graduação e Pós-Graduação em Letras - Japonês.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.