sexta-feira, 25 de março de 2011

Museu dos Dinossauros de Peirópolis, Uberaba, MG.

Foto aérea de Peirópolis, Uberaba (MG).


Peirópolis é uma pequena cidade localizada a 19km do centro de Uberaba, no Triângulo Mineiro, que se notabilizou no início do século, como produtora de calcário. Passou a se chamar Peirópolis em 1924 em homenagem ao imigrante espanhol Frederico Peiró, que ali se instalou no final do século passado. Peiró fundou no local, em 1911, duas fábricas para a extração de calcário que, empregando cerca de 150 trabalhadores, escoavam sua produção para São Paulo por meio da linha férrea e traziam progresso rápido para a região. Esvaziada com o passar do tempo pela migração de seus habitantes diante da desativação daquele trecho da ferrovia, Peirópolis adquiriu nova importância graças à descoberta de fósseis de animais pré-históricos em seus solo.







A Rede Nacional de Paleontologia é um projeto vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (SECTES-MG) que tem como objetivo promover a integração e a sistematização de diversas ações voltadas à consolidação de uma política pública para o setor da Paleontologia em âmbito nacional. Envolve o desenvolvimento de projetos, a curto e médio prazo, que resultem da articulação das atividades científicas com as políticas de Cultura, Turismo e Minas e Energia, abrangendo, portanto, a atuação conjunta desses Ministérios. A Rede resulta, portanto, da parceria entre o Governo Federal, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, e o Governo do Estado de Minas Gerais, através da SECTES-MG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.