domingo, 27 de fevereiro de 2011

Crônica de Domingo!!!

A queima roupa

Por Alessandra Leles Rocha

         Quem disse que a mais poderosa força destruidora da humanidade vem das armas nucleares, hein? Só na vivência cotidiana entre os escombros do individualismo, da indiferença, do “salve-se quem puder”, do cinismo, do escárnio compulsivo diante das mazelas é que se pode ter certeza de que a destruição exala do próprio ser humano; configurada nos gestos, ações, palavras e silêncios.
        Entre o ser ou não ser: justo, correto, íntegro, leal, fraterno, honesto, fiel etc.etc.etc. e todas as suas respectivas repercussões; ali está a chama primitiva do ser humano. Tendendo, equilibrando, vacilando entre dois mundos diametricamente antagônicos; mesmo conhecendo a diferença entre o certo e o errado, o bem e o mal, o melhor ou o pior. Talvez seja uma adrenalina macabra que lhes aguça os sentidos e entorpece o senso, a racionalidade, a prática da convicção.
        Vê-se isso com nitidez nos espelhos da guerra, onde rivais de outrora se tornam aliados incontestes do hoje. Jogos de interesse e poder, onde os fins sempre justificam os meios. Tudo é tênue, fugaz: as parcerias, as alianças, os objetivos, os resultados, as pessoas; movidos como peças de xadrez ao sabor aprazível dos ventos. Ah! E sempre haverá os “bodes expiatórios” para dar mais “graça” ao desenrolar dos acontecimentos, para serem lançados ao deleite das “feras enfurecidas” e a omissão dos companheiros de labuta. É a vida! É a guerra! A solidão que, quase sempre, acompanha os soldados no fronte. São as arenas cristãs redefinidas na ótica contemporânea.
        Por isso, tantos concordam que a vida é uma luta inglória, restos esmigalhados ao chão para o desfrute dos abutres e das hienas. Inglória, quando se tem consigo a mais plena convicção dos princípios de ética e de moral, dos valores que regem soberanos a integridade e a dignidade humana. Inglória, quando a cegueira coletiva se instala arraigada contra a luz da razão.
        O homem, infelizmente, age exatamente como os vírus. Instalam-se a sombra dos que lhes possam ser úteis aos interesses e depois os ignora, os descarta sem constrangimento. Às vezes matam, no sentido próprio da palavra; outras, matam na licença poética da crueldade em retalhar-lhes os mais nobres sentimentos. Dessa forma caminham, desenhando um rastro triste e lastimável.
        Então, quem precisa de canhões, de revólveres, de mísseis, de ogivas, de tecnologia bélica para destruir a vida, os sonhos, as esperanças, a fraternidade,... se o mundo está repleto de seres humanos para dar conta do recado, para ser lobo do próprio homem? No direito a própria vez e voz, cada um se resguarda no próprio casulo e permite que somente “os mais aptos sobrevivam” em uma seleção natural que possa lhes permitir a benesse de curarem a si mesmos de todas as farpas, de todas as injúrias, de todas as calúnias, de todas as ofensas proferidas no silêncio ou ao vento, como se isso de fato fosse possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.