segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Projeto Poesia Viva representa Mariana no Encontro Nacional de Livro e Leitura em Brasília

VIVALEITURA - 05 anos de História - O prêmio que reconhece o valor do seu trabalho


Representantes das cadeias produtiva, criativa e mediadora do livro reuniram-se nos dias 18 e 19 de novembro de 2010 em Brasília, para o Encontro Nacional do Livro e Leitura, que ocorreu no Auditório do Imperial Hotel. Na ocasião os especialistas avaliaram as políticas para o setor e formularam propostas para o novo governo.
O Encontro Nacional de Livro e Leitura, promovido pelo Ministério da Cultura e da Educação reuniu cerca de 150 especialistas do setor, desde promotores de leitura até escritores, como Affonso Romano de Sant’anna, Marina Colasanti, Nélida Piñon, Cristovam Buarque e Lygia Bojunga.
No primeiro dia foi a oportunidade de o MinC fazer um balanço de suas ações e o setor apontar os desafios e oportunidades para os próximos anos. “Ao longo dos últimos oito anos, o ministério aumentou em mais de 1.000% os investimentos em livro e leitura. Junto com o Ministério da Educação e a sociedade civil, instituiu o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), que dá as diretrizes das políticas do setor. Além disso, criou em 2007 o Programa Mais Cultura, responsável pela maior parte dos investimentos do MinC na área. Mas sabemos que podemos mais e, por isso, queremos ouvir de nossos parceiros os desafios para os próximos anos”, diz o diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba.
Na sexta-feira, a partir das 9 horas, ocorreram duas reuniões paralelamente: a discussão sobre o Prêmio Vivaleitura – uma espécie de Oscar do setor, com os vencedores dos anos de 2006 a 2009.
A idealizadora do Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta com os poetas aldravistas, Andreia Donadon Leal, apresentou os resultados, repercussões do projeto premiado e sugeriu ao Minc/Mec criar uma Rede Social para troca de experiências entre os projetos vencedores e que são referência para o País.
Os projetos selecionados ao longo das edições do Prêmio Vivaleitura foram apresentados e avaliados os efeitos que o reconhecimento institucional provocou nestas iniciativas.
A reunião da Rede Nacional do Livro Acessível  discutiu as políticas do MinC voltadas ao setor tendo em vista os resultados do Edital de Fomento à Produção, Difusão e Distribuição de Livros em Formato Acessível, com investimento do MinC superior a R$ 1 milhão.
Ao final do encontro foi elaborado um documento sobre os desafios para a política de livro e leitura para os próximos quatro anos. O documento será entregue aos atuais ministros da Cultura, Juca Ferreira, e da Educação, Fernando Hadaad, e à Presidenta eleita, Dilma Roussef.
No dia 19, o Prêmio VivaLeitura do Mec/Minc comemorou sua 5ª edição com jantar de gala, homenagem aos projetos vencedores de 2006 a 2010, e entrega do Troféu aos 15 finalistas de 2010 e Premiação de 30.000,00 aos três projetos vencedores da edição de 2010.

Fonte: http://pontoleituramariana.blogspot.com/