terça-feira, 19 de outubro de 2010

Fundação O Boticário lança Gastronomia Responsável

 

A partir do dia 22 de setembro, Curitiba vai ganhar um movimento inédito. É o Gastronomia Responsável, uma iniciativa da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza que vai reunir restaurantes da capital paranaense em torno de um único objetivo: aliar conservação da natureza à gastronomia, indicando que ambas podem estar em equilíbrio.
 O movimento tem curadoria do premiado chef Celso Freire, que convidou chefs da cidade para aderirem à iniciativa. Ao todo, 15 restaurantes vão participar do Gastronomia Responsável. Cada chef criou um prato unindo elaboração sofisticada e, ao menos, um dos quatro princípios de conservação da biodiversidade que direcionam o movimento: uso de ingredientes orgânicos, não-utilização de espécies ameaçadas de extinção, uso de produtos de fornecedores locais para evitar emissão de gás carbônico no transporte, e utilização integral de alimentos para evitar o desperdício.
Os pratos responsáveis criados para o movimento passam a fazer parte do cardápio fixo dos restaurantes e terão valor máximo de R$ 30,00. A venda de cada prato reverterá R$ 1,00 para ações de conservação da natureza da Fundação O Boticário. Cada prato consumido também dá o direito a um selo no cartão fidelidade do movimento. A cada dez selos, o participante ganha um livro exclusivo com as receitas responsáveis elaboradas pelos chefs que aderiram ao movimento.
O movimento é perene e passa a figurar no roteiro gastronômico de Curitiba. De acordo com a diretora executiva da Fundação O Boticário, Malu Nunes, o Gastronomia Responsável tem a intenção de promover não só a oportunidade de as pessoas experimentarem pratos que incorporam princípios ambientalmente responsáveis, como também a reflexão sobre a própria conservação da natureza.