O Presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, e o Diretor-Geral do Sistema FIRJAN, Augusto Franco Aguiar, assinaram na tarde de hoje, 22 de outubro, na sede da ABL, um convênio com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).
O convênio implantará bibliotecas para promover cultura e difundir o idioma nas comunidades em que foram implantadas as Unidades de Polícias Pacificadora do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com a FIRJAN, que implantou o Projeto SESI – Cidadania, com a proposta de levar exatamente a essas comunidades importantes e imprescindíveis elementos necessários à inclusão social desta parcela da população, tais como saúde, educação, lazer e cultura, a participação da ABL vem exatamente colaborar com esse objetivo.
Segundo o Presidente da ABL, “o importante papel da Academia na cultura e na língua portuguesa vem se juntar à proposta de inclusão social, tanto da Polícia Pacificadora quanto do projeto Cidadania do SESI. A nossa Casa contribuirá para a ampliação e o acervo literário, levando cultura e literatura às Comunidades Pacificadas”.