quinta-feira, 24 de maio de 2012

BHTrans participa da Bienal do Livro de Minas

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, está participando, desde o dia 18 deste mês, da Bienal do Livro de Minas 2012, no Expominas (avenida Amazonas, 6.030, bairro Gameleira), com exposição do projeto Leitura para Todos e divulgação dos projetos de Educação para o Trânsito. Os projetos serão expostos até domingo, dia 27, data de encerramento do evento.

No local do evento, foi montado um estande de 25 metros quadrados, onde estão sendo distribuídas peças de campanhas educativas, livros com textos do Leitura para Todos e Ciência para Todos, calendários e peça gráfica para montagem de um ônibus de papel. Também está sendo apresentado um esquete teatral do Programa Socioeducativo BHTrans/Amas "Canal Jovem". A população ainda pode conferir, na Bienal, a exposição BHTrans 20 anos.
Leitura para todos

O projeto Leitura para Todos, patrocinado pela BHTrans e pela Associação Cultural Teia de Textos, teve início em dezembro de 2004 e tem como objetivo levar à população a literatura, de forma gratuita e descontraída, e incentivar o hábito da leitura. Os textos são afixados na parte traseira dos bancos dos ônibus com cordões de nylon, apresentados no formato A4 e plastificados, permitindo que o usuário tenha acesso às obras literárias durante a sua viagem. Em 2007, o Leitura para Todos foi o vencedor do Prêmio VivaLeitura dos Ministérios da Cultura e da Educação, na categoria "Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas e universidades", concorrendo com 1.860 projetos de todo o Brasil. Esse é o mais importante prêmio de incentivo à leitura no país.

Desde o dia 10 de março deste ano, novos textos de ciências e literatura começaram a circular nos ônibus, reunindo 1.890 lâminas em 105 ônibus de oito linhas do transporte coletivo da capital. O Ciência para Todos é uma iniciativa do Instituto de Ciências Biológicas, em parceria com o Centro de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais, conta com a colaboração de alunos e professores da UFMG e com o apoio da BHTrans e de outras entidades como o MEC, a Fapemig e o CNPq. Os novos textos incluem curiosidades de química e foram produzidos por alunos do ensino médio, premiados no concurso realizado pela UFMG, em comemoração ao Ano Internacional da Química.

O projeto contempla as linhas 205 (Metrô Calafate/Buritis), 2103 (Prado/Anchieta), 2152 (Salgado Filho/Cruzeiro), 9502 (São Geraldo/São Franciso Via Esplanada), 5401 (São Luís/Dom Cabral), 9501 (São Lucas/Jaraguá), 8101 (Santa Cruz/alto Santa Lúcia), 9106 (Sagrada Família/Serra). Os textos podem ser vistos também pela internet, no site www.ufmg.br/ciencianoar. Os textos do Leitura para Todos estão circulando nas linhas 35, 65, 66, 642, 9408, SC01A, SC01B, SC02A, SC03A, SC03B, SC04A, SC04B, 5101 8107 e 4106.
Programa Transitando Legal

Transitando Legal é um programa permanente educativo da Gerência de Educação para o Trânsito da BHTrans, voltado para crianças do ensino fundamental de Belo Horizonte. As ações do programa, criado em 1999, são constituídas de uma série de atividades pedagógicas que objetivam educar para o trânsito, ensinando as crianças, entre vários aspectos, a se locomoverem em sua comunidade, na cidade, entre a casa e a escola, sempre com o foco na mobilidade urbana sustentável. O programa é dividido em seis modalidades: Circo Transitando Legal, Caravana Transitando Legal, acompanhamento aos deslocamentos de alunos da escola integrada, formação de pais e transportadores escolares, Projeto Educação para o Trânsito nas Escolas e Formação para Professores.

No Circo Transitando Legal, crianças entre 6 e 12 anos são recebidas no Espaço Transitando Legal, na sede da empresa, onde participam de palestras e um espetáculo teatral voltado às questões do trânsito e da mobilidade urbana. Além das instalações do circo, o espaço reproduz elementos das vias da cidade, tendo semáforo, placas de sinalização e faixa de pedestre, estimulando a prática da travessia segura. A Caravana Transitando Legal atua nas escolas, com alunos entre 12 e 15 anos, promovendo palestras e esquetes teatrais, adequando a abordagem do trânsito à linguagem jovem.