terça-feira, 24 de abril de 2012

Educação & Cidadania: USP - Programa de assistência para usuários de álcool e drogas inicia acolhimento


O problema do uso de álcool e drogas ilícitas é crítico em todo o mundo. No Brasil, de acordo com pesquisa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) realizada em 2010, 52% da população faz uso de bebidas alcoólicas, sendo que a maior frequência do uso – e em maiores quantidades – é verificada entre jovens de 18 a 24 anos.
Locais que costumam reunir grande concentração de estudantes nesta faixa etária, as universidades abrigam uma parcela da população para quem o consumo destas substâncias parece ainda mais atrativo. Outro levantamento da Senad apontou que cerca de 60% dos universitários brasileiros fizeram uso de bebidas alcoólicas em ao menos uma ocasião nos 30 dias anteriores à pesquisa, e que quase a metade deles já experimentaram alguma droga ilícita pelo menos uma vez na vida.
A USP, como outras instituições de ensino, se inclui nestas estatísticas. É em tal contexto que a Reitoria e a Superintendência de Assistência Social (SAS) idealizaram o Programa de Enfrentamento do Uso de Álcool e Drogas da USP (Você-USP). O objetivo é estabelecer uma política interna de orientação, apoio e acolhimento de usuários através de atividades preventivas e assistenciais, entre outras, em curto, médio e longo prazo. (...)

Leia a matéria completa em http://www5.usp.br/9693/usp-cria-programa-para-enfrentamento-do-uso-de-alcool-e-drogas/