quarta-feira, 18 de abril de 2012

Crônica da Semana!!!


Ler para Ser

Por Alessandra Leles Rocha

“Oh! Bendito o que semeia
Livros ... livros à mão cheia ...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É gérmen – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar.”
Castro Alves 1

Enquanto somos bombardeados pela mídia com os mais deploráveis exemplos das misérias humanas, surgem silenciosas no pântano as flores de Lótus para acalentarem a alma de esperança. Uma dessas flores é Joyce Moreno, uma menina de treze anos, filha de um gari e de uma servente, que irá representar o Brasil em um concurso internacional de redação de cartas, de um órgão das Nações Unidas 2. Apesar de estudar em uma escola modelo, mantida por uma fundação sem fins lucrativos, o que fez total diferença para o sucesso dessa jovem, não foi apenas ser uma boa aluna; mas, o fato de se dedicar a leitura.
Já dizia Monteiro Lobato que “um país se faz com homens e livros” 3. E isso nada tem de demagogia! A leitura verdadeiramente amplia a capacidade intelectual humana e descortina um universo infinito de possibilidades em ser e realizar. O individuo que desenvolve o hábito da leitura agrega notoriamente o domínio da língua pátria, tanto na escrita quanto no falar; bem como, o poder de argumentação. Além disso, a leitura auxilia no combate à timidez, tornando as pessoas mais seguras e convictas a se manifestarem e debaterem suas ideias e pontos de vista.
A leitura é o que nos move até a escola. É para ler e escrever que vamos ainda crianças, bem pequenas, cruzar os portões do segundo grande círculo social de nossa existência. Dominar a ansiedade, o medo, o lápis e o papel e de posse dessas ferramentas vitais, ler e escrever, conquistarmos nosso primeiro passo de independência; de modo que o céu se torne o limite para os nossos sonhos e projetos.
Caros leitores, o mundo se constroi dia a dia graças à dedicação extremada dos que se propõem a não permitir que tais ferramentas enferrujem. Nos mais diversos campos da sociedade, lá estão esses obreiros a construir um pedacinho da história. Escritores, jornalistas, cientistas, professores, juristas, teólogos,... e pessoas comuns, como a Joyce, acima citada. Entre papeis e lápis, livros e canetas, e por que não falar dos computadores também, as palavras são produzidas ininterruptamente, para que possam vagar e encontrar destino, morada, abrigo nas almas incansavelmente sedentas pela água da sabedoria. Nesse processo de rara beleza e reflexão, as ideias vão se unindo, se transformando, se recriando cada vez com mais força e profundidade. Se as palavras se modificam, evoluem com a passagem do tempo e a contribuição coletiva; então, ler e escrever são premissas fundamentais à própria evolução do ser humano. Então, qual será a razão de tantos se esquecerem de tudo isso e se entregarem aos descaminhos da vida?
A sociedade tem nos feito refletir as palavras de Platão: “Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz” 4. Infelizmente, não basta ir à escola para extirparmos definitivamente a nossa ignorância, ou seja, o nosso estado de ignorar e/ou desconhecer as coisas.  É preciso individualmente, gota a gota, nutrir a mente com sabedoria e conhecimento. Leitura! Ler para romper com os grilhões que nos fazem pequenos, medíocres, insanos, intolerantes, toscos,... Ler para abrir todas as janelas e portas, arejar, para escolher e descobrir os caminhos que nos conduzirão a quem de fato queremos e podemos ser.


2 http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/04/baiana-vai-representar-o-brasil-em-concurso-internacional-de-redacao.html 
3 http://pensador.uol.com.br/frases_de_monteiro_lobato/ 
4 http://pensador.uol.com.br/autor/platao/2/