segunda-feira, 20 de junho de 2011

20 de junho - Dia Mundial do Refugiado

Eventos celebram Dia Mundial do Refugiado no Brasil
Quinta Feira 16. Junho 2011 12:00
BRASÍLIA, 16 de junho de 2011 (ACNUR) - Diferentes atividades em várias partes do Brasil marcarão, na próxima segunda-feira (20 de junho), as comemorações do Dia Mundial do Refugiado no país. Abertas ao público, as atividades contarão com a presença de refugiados, autoridades públicas, funcionários do ACNUR e cidadãos comuns interessados na causa do refúgio. Os eventos acontecerão nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Guarulhos (SP) e Itatiba (SP).
Nas capitais, será instalado um estande da campanha “Calce os Sapatos dos Refugiados”, que promove a tolerância e a integração dos refugiados e de outras populações sob o mandato do ACNUR. O público será convidado a participar da campanha e experimentar a sensação de ser um refugiado - entendendo, dessa forma, a situação e as necessidades destas pessoas. Nas cidades envolvidas (com exceção de Porto Alegre), refugiados prepararão comidas típicas e farão apresentações artísticas para o público, propiciando uma oportunidade de interação com todas as pessoas simpáticas à causa do refúgio.
O ACNUR também divulgará no dia 20 de junho, em entrevistas coletivas no Rio de Janeiro e em São Paulo, o relatório Tendências Globais 2010, que apresenta as estatísticas mais recentes sobre refúgio, apatridia e deslocamentos forçados em todo o mundo. Os números atualizados sobre refúgio no Brasil, produzidos pelo Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) serão divulgados nas entrevistas coletivas. 
Atividades adicionais acontecerão no Rio e em São Paulo. Na capital fluminense, durante o seminário “Integração Local dos Refugiados” (local e horário abaixo), será apresentado o documento de referência do Plano Estadual para Refugiados, preparado pelo Comitê Estadual Intersetorial de Políticas de Atenção a Refugiados no Rio de Janeiro. Na capital paulista, haverá uma oficina gastronômica no SESC Carmo, com a participação de refugiados e refugiadas preparando pratos típicos de seus países de origem. Esta oficina marcará 15 anos de parceria entre a Cáritas Arquidiocesana de São Paulo e o SESC no atendimento a refugiados que vivem na capital paulista. 
Veja a programação detalhada do Dia Mundial do Refugiado no Brasil em: