terça-feira, 12 de abril de 2011

Ciclo “Cânon, antologias e formação de leitores” tem início na ABL

A Academia Brasileira de Letras inicia o segundo ciclo de conferências da instituição, intitulado “Cânon, antologias e formação de leitores”, com a presença do Acadêmico Arnaldo Niskier, falando sobre “Antologias e educação”.
Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vilaça e coordenação do Acadêmico e Primeiro-Secretário Domício Proença Filho, o ciclo tem por objetivo debater os novos critérios para a estruturação de modelos literários na era da internet.
De acordo com o Acadêmico Domício Proença Filho, algumas perguntas básicas darão sentido à proposta do ciclo: que critérios devem ser levados em conta para a escolha de obras literárias representativas do cânone na contemporaneidade? Permanecem válidos os critérios de definição do cânone ou devem ser considerados novos paradigmas?
O ciclo terá ainda mais três conferências:
§  “Relato de experiência”, no dia19 de abril, por Ítalo Moriconi;
§  “O cânon em questão I”, dia 26 de abril, por Marisa Lajolo;
§  e, encerrando o ciclo, “O cânon em questão II”, dia 3 de maio, por Beatriz Resende.
“Cânon, antologias e formação de leitores” tem patrocínio da Petrobras e a conferência de abertura, “Antologias e educação”, acontece hoje, 12 de abril, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.