quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Listas telefônicas viram faces de famosos

O documentarista Michale Moore foi apenas uma das faces das listas telefônicas de Queral
24/11/2010 
Artista usa páginas de listas telefônicas antigas para criar retratos de várias pessoas conhecidas
Todos os anos, as empresas de telefonia enviam para nossas casas catálogos telefônicos. São centenas de papéis gastos em um produto que logo perde a utilidade e só acumula poeira. Pensando em resolver esse problema, um artista da Filadélfia, nos Estados Unidos, desenvolveu bustos de celebridades a partir de listas telefônicas.
Alex Queral, de 51 anos, esculpiu os rostos de personalidades com muito talento, paciência e munido de recortes e colagens. Trata-se de uma escultura nas próprias páginas da lista telefônica. "É como tirar as cascas de uma cebola para revelar um retrato", diz o artista em seu site oficial.
A ideia surgiu quando Queral percebeu o número grande de catálogos que tinha em casa. "Eu estava procurando madeira para fazer uma escultura e observei a quantidade de listas que tinha", disse o artista ao jornal Telegraph. "Eu pensei que aquele poderia ser um material muito bom para criar a escultura", comenta.
O processo começa com um esboço do rosto da personalidade. O desenho então é colocado sobre a lista telefônica servindo como um modelo para o corte. Então, Queral lança mão de tesouras, lâminas de barbear e qualquer instrumento cortante para "cavar" o rosto entre as páginas que devem estar com um pouco de cola.
"Pode ser um trabalho bastante árduo, porque às vezes leva um tempo para terminar e quando você corta algo errado é difícil recuperar", conta.
Barack Obama, James Brown e Bob Dylan são alguns dos nomes que estão no repertório do artista, mas ele tem seus favoritos. "Algumas celebridades têm rostos brilhantes", disse ele. "O ator Jack Nicholson, por exemplo, é logo reconhecido por ter marcas muito próprias, é esse tipo de pessoa que funciona melhor"
Veja a seguir uma galeria de fotos retiradas do site oficial do artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.