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Cerca de 1,7 milhão de
professores são necessários para alcançar a educação primária universal até
2015, o segundo dos oito Objetivos
de Desenvolvimento do Milênio (ODM),
disseram no dia 05 de outubro os chefes de várias agências das Nações Unidas em
uma conjunta para marcar o Dia Mundial dos Professores.
“Neste dia, nós chamamos
para a criação de ambientes de ensino,
adequada formação de professores e garantias para os direitos dos professores”,
disseram, chamando os governos a dar formação e salários justos refletindo a
importância da profissão e exigindo que os professores, por sua vez, prestem
contas aos seus alunos e comunidades.
“Temos que quebrar o ciclo
vicioso de declínio de condições profissionais para os professores, a fim de
melhorar a qualidade de aprendizagem para todos”, acrescentou. “O mundo espera
muito de professores – eles, por sua vez, têm o direito de esperar o máximo de
nós.”
A declaração foi emitida
pela Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência
e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova; pelo Diretor
Executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF),
Anthony Lake; pela Administradora do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas
(PNUD), Helen
Clark; pelo Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder; e pelo
Secretário-Geral de ‘Education International’, Fred van Leeuwen, que representa
organizações de professores em todo o mundo.
Em sua mensagem, o Secretário-Geral da
ONU, Ban Ki-moon, lembrou que os professores são os guardiões da aprendizagem.
“Eles transmitem conhecimentos, valores e habilidades. Eles incentivam as
esperanças e os talentos dos jovens e os ajudam a crescer e a tornar-se
cidadãos produtivos.”
Ban lembrou uma de suas
prioridades globais, a iniciativa “Educação Primeiro”, que busca recrutar e formar mais professores. “O
mundo precisa de cerca de dois milhões de professores para alcançar o Objetivo
de Desenvolvimento do Milênio (ODM) de educação primária universal até 2015. A
falta de professores prejudica não só o progresso feito no total de crianças no
ensino primário, mas também nossos esforços para melhorar o ambiente escolar e
de aprendizagem.”