quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cidadania: O papel do futebol de rua



O futebol que ainda é jogado nas ruas de alguns bairros da periferia de São Paulo reflete o quanto a cidade está deixando de ser um lugar de se permanecer e estar. Ao observar as “peladas” jogadas em algumas ruas da Vila Ré — na zona leste da cidade, no distrito da Penha — o geógrafo Glauco Roberto Gonçalves concluiu que a cidade “parece estar doente”. [...]

Leia a matéria completa em http://www5.usp.br/19546/futebol-de-rua-da-periferia-revela-uma-sao-paulo-adoentada/

Workshop na Fafich/UFMG debate relações entre mídia e democracia



O papel dos meios de comunicação em um regime democrático, as formas de atuação desses meios na responsabilização das instituições políticas e como pensar a questão da liberdade de expressão no contexto contemporâneo são algumas das questões que serão discutidas em workshop sobre Mídia e democracia, na próxima sexta-feira, 30 de novembro. Promovido pelo Departamento de Ciência Política (DCP) da UFMG, o workshop vai acontecer a partir das 14h, na sala 2094 da Fafich, no campus Pampulha.
O evento será aberto com exposição do professor Mauro Porto (Tulane University/Ford Foundation), que vai abordar seu livro mais recente, Media power and democratization in Brazil (Routledge, 2012). O professor Leonardo Avritzer, do DCP, comentará a exposição. Logo depois, o professor Venício Lima (Universidade de Brasília e visitante da UFMG) conduzirá discussão sobre a regulação da mídia e o seu impacto no debate sobre liberdade de expressão.


Fotógrafo da UFU lança livro que tem como tema a natureza


Há 35 anos, o fotógrafo Milton Santos registra, por meio de imagens, a história e expansão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além de utilizar o ofício para expressar toda a paixão e admiração que tem pela natureza. As melhores fotos, dessas mais de três décadas de trabalho, foram reunidas no livro “Milton Santos – Amante da Natureza”, uma obra de 154 páginas, com cerca de 200 fotos, que eterniza paisagens e momentos únicos.
O lançamento do livro, com sessão de autógrafos, será realizado nesta quinta-feira, 29/11, às 19h30, no auditório do Bloco 1S (Rádio e TV Universitária), no campus Santa Mônica. [...]

Leia a matéria completa em http://www.dirco.ufu.br/node/3303 

UFU: Curso de Dança promove encontro sobre improvisação como processo e performance


O curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza de 03 a 07 de dezembro “O Temporal - Encontros de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real”. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 deste mês, pelo e-mail: temporal.dancaufu@gmail.com.
O evento, de caráter artístico e científico, tem o objetivo de debater processos de improvisação e de composição em tempo real em dança contemporânea, contribuindo para a construção de espaços de discussão e exposição de trabalhos. Serão realizadas oficinas, mesas temáticas, comunicações, performances, demonstrações de pesquisas artísticas e mostra de filme.


Clicar sobre a imagem para melhor visualização.

Educação: Pais precisam entender o universo dos filhos para orientá-los nos momentos de diversão.


Literatura: "Harry Potter: Page to Screen: The Complete Filmmaking Journey


Box para colecionadores revela os bastidores dos filmes "Harry Potter"

"Harry Potter: Page to Screen: The Complete Filmmaking Journey" foi feito para quem é fã de verdade: apenas 3 mil exemplares serão vendidos a R$ 2 mil cada.



Campanha de mobilização contra a dengue



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentou nesta terça-feira (27), a campanha de Mobilização Nacional Contra Dengue, o novo boletim epidemiológico da doença e os dados do Levantamento Rápido de Índice Aedes aegypti (LIRAa).


Saiba mais:




  

IBC: Livros didáticos adaptados para o Sistema Braille.



Português

Ciências
Geografia
História
Matemática

Fonte: http://www.ibc.gov.br/? itemid=10237 

Iphan lança livros sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro



A presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), Jurema Machado, participa da cerimônia de lançamento do livro Brasil: Monumentos Históricos e Arqueológicos, no dia 29 de novembro, às 19h, no Edifício Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.
O livro é uma reedição comentada da obra de Rodrigo Melo Franco de Andrade, organizada por Maria Beatriz Setúbal de Rezende Silvadrade. Na ocasião haverá ainda o lançamento da Revista do Patrimônio nº 34, organizada por Márcia Chuva. As publicações integram o Projeto Editorial do Iphan. Estas coleções são relacionadas às atividades de registro e valorização do patrimônio material e imaterial, bem como a projetos de restauração e recuperação de centros históricos. Saiba mais.

Lançamento em Maceió

O Iphan/MinC lança, também, em Maceió, o livro Convento Franciscano de Marechal Deodoro – Santa Maria Madalena durante a realização do XXIV Congresso Pan-americano de Arquitetos (XXIVCPA), de 27 a 30 de novembro. Sexto volume da Coleção Grandes Obras e Intervenções, idealizada pelo Programa Monumenta/IPHAN, contará com a presença da equipe que elaborou a publicação.
O livro contextualiza a construção do Convento Franciscano de Marechal Deodoro e sua trajetória ao longo de 350 anos de existência. Outras publicações também estarão disponíveis no estande do Iphan para divulgação de ações em defesa do Patrimônio Cultural. Leia mais.
Informações: (61) 2024-5476 / 2024-5477 ou comunicacao@iphan.gov.br, na Assessoria de Comunicação Iphan/MinC.



Pnuma alerta que descongelamento do pergelissolo pode aumentar aquecimento global


Degelo do pergelissolo. Foto: Pnuma

ESTUDO DO PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE AFIRMA QUE O DERRETIMENTO PODE MUDAR RADICALMENTE O ECOSSISTEMA E CAUSAR DANOS MUITO CAROS DEVIDO À INSTABILIDADE DO TERRENO.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O degelo do pergelissolo, parte do solo que deveria estar permanentemente congelada no ártico, pode ampliar o aquecimento global se as temperaturas continuarem subindo como o esperado.
O alerta está no relatório divulgado, esta terça-feira (27/11), pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma. [...]



UNAIDS e Parceria Stop TB assinam acordo para reduzir mortes de pessoas com HIV e Tuberculose


O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e a Parceria Stop TB firmaram hoje (27) o acordo Para Atingir Zero Mortes de Tuberculose (TB) entre as Pessoas que Vivem com o HIV, que visa acelerar ações de resposta à TB e à AIDS. A iniciativa quer atingir em 2015 a meta de reduzir em 50% as mortes por TB em pessoas com o HIV. [...]


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Leite funcional tem o dobro de selênio e vitamina E, revela pesquisadora da FMRP


Pesquisa realizada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) em parceria com a USP está testando o Leite Funcional. O novo produto mantém todos os nutrientes do velho e conhecido alimento, mas enriquecido com o dobro de selênio e vitamina E, além de melhor composição da gordura. Para isso, numa primeira etapa, os pesquisadores inseriram na dieta animal o selênio e a vitamina E, junto com óleo de girassol. As substâncias foram acrescidas ao leite extraído dessas vacas e o perfil de ácidos graxos foi modificado.
O leite produzido foi ofertado a 90 crianças, com idade de sete a 10 anos, da cidade de Casa Branca, em São Paulo, durante três meses. Os testes ainda estão em andamento, mas as crianças que tomaram o leite funcional apresentaram maior concentração das substâncias e do bom colesterol no sangue.
Uma segunda fase dos trabalhos testa agora o produto em 130 idosos da Casa do Vovô e da Amizade, de Ribeirão Preto. O estudo começou em setembro de 2012 e deve ser finalizado no início de dezembro deste ano. Os testes em Ribeirão Preto são coordenados por Karina Pfrimer, pesquisadora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. [...]


*Mais informações: (16) 3602-2406 ou e-mail karinapfrimer@hotmail.com, com a pesquisadora Karina Pfrimer

Osesp - Música na Cabeça 28 NOV | QUA 19h30 | Magnus Lindberg‏

Centro Cultural da UFMG exibe esta semana últimos filmes de mostra sobre música e loucura



O Centro Cultural exibe hoje (terça, 27) mais uma sessão da mostra de cinema Loucuras pela música. A partir das 19h, será exibido o filme indiano Sala de música, realizado por Satyajit Ray. A entrada é franca.
A produção de 1957 conta a história do último representante de uma alta casta na Índia. Mesmo com o declínio financeiro, ele tenta manter os mesmos costumes de seus antepassados. Uma de suas grandes paixões é sua enorme sala de música, da qual ele não abre mão. Seu amor à música e seus atos acabam levando sua família à ruína.
Na quinta-feira (29), a mostra se encerra com Retratos de Strawinsky, documentário americano realizado em 1965 por Richard Leacock. A produção segue os passos do compositor e maestro Igor Stravinsky em sua casa na Califórnia, passando por Londres e Hamburg, onde ele realiza um ensaio de orquestra.
São apresentadas conversas do maestro com uma variedade de amigos e colaboradores musicais. Ainda são incluídas imagens de Stravinsky e Balanchine discutindo as Variações (In memoriam Aldous Huxley) e ensaiando seu balé Apollo com Suzanne Farrell.

A mostra

Loucuras pela música, que integra o projeto Cinecentro, teve início no dia 8 deste mês, e será encerrada no dia 29. A curadoria é da professora Rosângela Pereira de Tugny, da Escola de Música da UFMG.
O Centro Cultural UFMG fica na Praça da Estação, na avenida Santos Dumont, 174, esquina com rua da Bahia. Outras informações pelo telefone (31) 3409-8291.




Meio Ambiente & Qualidade de Vida: Parques municipais de BH têm jardins revitalizados

Parque Municipal de Belo Horizonte

Mais 40 mudas de árvores, dentre aroeiras, quaresmeiras e ipês roxo, amarelo e branco, foram plantadas no Parque Municipal Renato Azeredo, localizado no bairro Palmares, região Nordeste da capital, nas últimas semanas. A ação ocorreu em parceria com a Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti, por meio do projeto Manuelzinho.
Inspirado no Projeto Manuelzão da UFMG, o Manuelzinho é uma atividade com objetivo de promover a educação ambiental e envolver os alunos e a comunidade para uma ação efetiva de melhoria no uso dos recursos naturais.
De acordo com o chefe do Departamento Nordeste, Robson Machado, a iniciativa, que contou com o apoio de outros órgãos como Cemig e SLU (Superintendência de Limpeza Urbana), promove uma aproximação dos alunos, e também da comunidade, com o parque. “Ações como estas promovem a utilização do parque como uma extensão das escolas e como espaço de convívio e difusão de ações de educação e preservação ambiental”, diz.

Revitalização
Outro que também recebeu novas espécies foi o Parque Municipal Ismael de Oliveira Fábregas, localizado no bairro Nova Floresta. Lá foram plantadas cerca de 1800 mudas de plantas ornamentais. De acordo com a bióloga e chefe de Divisão de Manejo e Operações Nordeste, Conceição Baeta Neves, os jardins foram revitalizados com espécies como: margaridas brancas e amarelas, buganvílias, estrelícias e pingo de ouro. Também foram feitos trabalhos de poda em algumas árvores que cresciam irregularmente nas jardineiras, limpeza dos canteiros e adubação. “A maioria das mudas plantadas vieram do Parque Jacques Cousteau e o restante da parceria com a Fundação Zoobotânica”.  

Academias a Céu Aberto vão ganhando espaços em BH


As Academias a Céu Aberto vêm ganhando mais espaços em praças e parques de Belo Horizonte. Ao todo, são 54 academias espalhadas por toda a cidade, com mais de 200 tipos de equipamentos. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Roberto Tross, vê com otimismo a evolução das instalações e faz estimativas positivas para o futuro. “Tivemos um grande crescimento nas instalações das academias ao longo deste ano de 2012. Temos como meta terminar o ano com 100 academias instaladas e, em 2013, fechar o ano com 400, para que em 2014 tenhamos academias instaladas por todos os bairros e praças da capital”, comentou. [...]

UFU:I Simpósio de Medicina Legal e Perícias Médicas



O evento busca mostrar a importância da Medicina legal que é uma área multiprofissional e requer seu entendimento por parte de vários cursos, promovendo a interdisciplinaridade, trabalho em grupo o espírito crítico na exposição/resolução de casos propostos.
-Inscrições pelo site: 26/11/2012 – 30/11/2012
-Inscrições presenciais: 03/11/2012 – 06/11/2012
-Setor responsável: PET - Medicina
-Telefone do responsável: (34)3218-2288
-E-mail do responsável: simposiomedicinalegal@gmail.com



AACD e Fundação Dorina Nowill assinam parceria para ampliar atendimento a pessoas com deficiência física e visual




A AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente e a Fundação Dorina Nowill para Cegos anunciaram no sábado (10/11), durante o Teleton, uma parceria para ampliar a rede de serviços de reabilitação para pessoas com deficiência física e visual. A partir desta data, as equipes técnicas das duas instituições passam a trabalhar para viabilizar a implantação de atendimento de reabilitação visual em unidades da AACD. [...]

Cidadania & Educação: Curso de Avaliação Olfativa para pessoas com deficiência visual forma primeiros alunos



No dia 10 de dezembro, acontece a formatura dos primeiros alunos do Curso de Avaliação Olfativa para pessoas com deficiência visual. Pioneiro no país, o curso capacita pessoas cegas e com baixa visão para seleção e avaliação de fragrâncias, para atuar num mercado em que hoje o Brasil exerce liderança mundial: o consumo de perfumes, com um faturamento de US$ 6 bilhões em 2010, superando os Estados Unidos, que registraram vendas de US$ 5,3 bilhões, segundo o Euromonitor. [...]


Você sabe qual é a origem do Panetone?


Tradicional iguaria consumida na época do Natal, o PANETONE é um pão doce, recheado de frutas secas (uvas passas e frutas cristalizadas). Tem fragrância de baunilha. Sua consistência macia é resultado de um processo de fermentação natural.
A origem do panetone é um mistério. Existem várias lendas sobre sua origem, com uma descrição em comum: o Panetone tem origem em Milão, na Itália.
Segundo uma das lendas, o panetone foi criado por um padeiro chamado Toni, que trabalhava na padaria Della Grazia, em Milão, na época de Ludovico, o Mouro (1452 – 1508). O jovem padeiro, apaixonado pela filha do patrão, teria inventado o pão doce para impressionar o pai de sua amada. Os fregueses passaram a pedir o “Pani de Toni”, que evoluiu para o “panattón” (vocábulo milanês), e depois para “panettone” (italiano).
Segundo outra lenda, o panetone foi inventado na corte de Ludovico, o Mouro, na véspera do Natal, entre os anos de 1494-1500. Conta a lenda que o Natal era uma grande festa celebrada com grandes banquetes. Em um dos Natais, a sobremesa que havia sido preparada queimou ao ser assada. Um dos empregados da cozinha, chamado Antonio, havia preparado uma massa com sobras de ingredientes, que pretendia levar para sua casa. Sem outra opção, ofereceu sua massa para servir como sobremesa para a corte. De acordo com a lenda, a sobremesa foi tão apreciada que Ludovico perguntou qual o nome da iguaria. O jovem Antonio, chamado para responder a pergunta de Ludovico, disse que a sobremesa não tinha nome. Ludovico resolveu chamá-la de “Pani de Toni”, dando origem ao nome.
Outra lenda diz que o panetone foi inventado no século III d. C. Á princípio, segundo essa versão, teria a forma de um pão grande.
Atualmente, o panetone é comercializado em unidades, geralmente de 500 gramas. Nas últimas décadas, surgiram inúmeras variedades de recheios de panetone (Chocotone, Colomba Pascoal, Sorvetone, etc.).


SAIBA MAIS:









  

OCDE corta previsões de crescimento global por riscos da zona do euro


A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) previu em seu relatório semestral que a economia global crescerá 2,9% este ano, uma forte queda desde a última projeção em maio, que apontava alta de 3,4%.

Educação: Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade



O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores.
A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países.
Em primeiro lugar está a Finlândia, seguida da Coreia do Sul e de Hong Kong.
Os 40 países foram divididos em cinco grandes grupos de acordo com os resultados. Ao lado do Brasil, mais seis nações foram incluídas na lista dos piores sistemas de educação do mundo: Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia, país do sudeste asiático que figura na última posição. [...]





segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP


A partir de segunda-feira (26), o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP disponibilizará caixas de arrecadação de brinquedos em suas principais portarias para a campanha Brincadeira de Natal, realizada em prol de seus pacientes com anomalias craniofaciais e com deficiências auditivas.
A expectativa da instituição é arrecadar cerca de 300 brinquedos para distribuição entre pacientes de ambulatório, de internação e de unidades externas da área de saúde auditiva que estejam na instituição nos dias 13 e 20 de dezembro – datas da entrega. A campanha segue até o dia 7 de dezembro. Hoje, segundo levantamento do Serviço de Informática Hospitalar do Centrinho, cerca de 18% dos pacientes matriculados na instituição são crianças com idade até 11 anos. [...]


MAIS INFORMAÇÕES: (14) 3235-8437

Seminário do curso de Conservação e Restauração, da EBA/UFMG, discute experiências de intercâmbio



Experiências de intercâmbio de estudantes do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, da Escola de Belas-Artes, serão apresentadas nesta terça, 27, a partir das 9h, durante seminário no auditório da unidade.
Organizado pela professora Marilene Maia e pelos alunos Agesilau Almada, Giulia Giovani e Leandro Rezende, o evento tem o objetivo de apresentar as experiências recentes de estudo em instituições estrangeiras. [...]


I Simpósio de Neurociências Aplicadas a Saúde e Educação