terça-feira, 31 de julho de 2012

Biblioteca Mário de Andrade - Mestres do Conto Latino-Americano


Fundação Dorina na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo


FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS APRESENTA A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA 22ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

Instituição lança títulos infantis com letras ampliadas, braile e imagens coloridas em relevo.

Fundação Dorina Nowill para Cegos
22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
De 9 a 19 de agosto
Estande Fundação Dorina Nowill | Rua L 64
http://www.bienaldolivrosp.com.br/Descrição: Site externo.



Museu Histórico Nacional – 90 Anos


Instituição gerenciada pelo Ibram/MinC prepara programação especial para comemorar a data.

Saiba todas as informações em
http://www.cultura.gov.br/site/2012/07/31/museu-historico-nacional-90-anos/

USP: Professora da FFLCH lança o livro “Democracia, Federalismo e Centralização no Brasil”


O livro Democracia, Federalismo e Centralização no Brasil (Ed. Fiocruz/Ed. FGV), de Marta Arretche, livre-docente do departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, será lançado em Gramado no 8º Encontro ABCP, que ocorre de 1 a 4 de agosto, com a presença da autora, e no Rio de Janeiro a publicação integra lançamento coletivo a ser realizado na Fundação Oswaldo Cruz/Castelo Mourisco.

Mais informações em:

ou (11) 5574-0399 ramal 232


Espaço TIM UFMG do Conhecimento - CAFÉ COM CONHECIMENTO


O Café com Conhecimento já é um evento tradicional no Espaço TIM UFMG do Conhecimento. Sempre aos sábados, às 11h, o Espaço recebe, em seu café, uma pessoa reconhecida em sua área de atuação e pesquisa.
A palestra acontece no café, em um clima descontraído, onde o público é convidado a interagir, com perguntas e comentários. Os temas são variados, abordando os diversos campos da cultura e da ciência.

Próximo Café com Conhecimento

UNIVERSIDADE E POLÍTICA

Heloísa Starling
18/08/2012


Praça da Liberdade, s/n - Belo Horizonte - MG - CEP 30140-010 - Tel. Tel. (31) 3409 8350


Aberta inscrição para vaga de consultor no UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convida consultores a apresentar proposta de trabalho para uma vaga que de apoio ao Gerente da área de Mobilização de Recursos e Parcerias nas seguintes tarefas: logística, agenda e materiais para reuniões e apresentações; fornecer dados solicitados e preparo de relatórios para parceiros e Escritório Regional; gerenciar atividades operacionais, entre outras. O prazo máximo para o envio das propostas se encerra às 18h do dia 6 de agosto.
É necessária graduação ou cursos especializados em Administração, Relações Internacionais, Comunicação, Jornalismo, Marketing, ou Relações Públicas. A proposta deverá ser enviada ao UNICEF via e-mail, para biddingbrasilia@unicef.org , mencionando no assunto da mensagem Convite número RH/2012/030 A/C de Tatiana Beauchamp.
Para mais informações sobre a vaga e o processo de seleção, clique aqui.

Lançamentos EdUFSCar

A EdUFSCar lança os livros " Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível", das autoras Roseli Rodrigues de Mello, Fabiana Marini Braga e Vanessa Gabassa , "Juventude Católica: o novo discurso da Teologia da Libertação ", do autor Flávio Munhoz Sofiati, e "Consciência e liberdade em Sartre: por uma perspectiva ética" do autor Carlos Eduardo de Moura. Os livros estão disponíveis para venda na Livraria e no site www.editora.ufscar.br.

Solenidade Posse ALACIB‏


A ALACIB é uma Associação Literária sem fins econômicos, com sede e foro em Mariana, Minas Gerais, CNPJ 10778442/0001-17. Tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às Letras e às Artes, de acordo com as normas estabelecidas no seu Estatuto.
Diretoria da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil
Presidente Fundadora: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
Presidente Executivo: J.B.Donadon-Leal
Vice-Presidente: J.S.Ferreira
Secretário-Geral: Gabriel Bicalho
Promotora de Eventos Culturais: Hebe Maria Rôla Santos
Membro da Comissão Cultural: José Luiz Foureaux de Souza Júnior

Fotos do Evento:


segunda-feira, 30 de julho de 2012

Poesia em gotas para começar muito bem a semana!!!


“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
Cora Coralina

[FONTE: http://pensador.uol.com.br/autor/cora_coralina/]

Realiza-se em BH o V Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental

V Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental
Quando: 1 a 3 de agosto de 2012
Local: Minascentro
Endereço: Avenida Augusto de Lima, 785, Centro – Belo Horizonte (MG)
Inscrições: Pelo site www.comunicacaoambiental.com.br
Informações: Pelo telefone (31) 3075-9190 ou pelo e-mail eventos@comunicacaoambiental.com.br
.

Banco Mundial abre seleção de consultoria na área de Desenvolvimento Urbano para atuar em Brasília


O Banco Mundial recebe até 9 de agosto candidaturas para a vaga de consultor que será responsável por auxiliar a equipe brasileira de gerenciamento de riscos de desastres. O contrato terá duração de um ano e poderá ser renovado.
Podem se candidatar profissionais com mestrado ou nível equivalente nas áreas de desenvolvimento urbano, meio ambiente, engenharia, desenvolvimento internacional e com experiência relevante de até cinco anos. Fluência em inglês e português também são exigências.
O local de trabalho é em Brasília, mas podendo viajar para diversas áreas do país.
Para mais informação sobre como se candidatar e descrições da vaga, clique aqui.


Ministros da Saúde e da Agricultura discutem planos para produção de alimentos sustentável e segura

Leia a matéria completa em



Conheça o Conservatório da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)!!!


Localizado no coração de Belo Horizonte, o Conservatório Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Avenida Afonso Pena, no Centro, em frente ao Palácio das Artes, reúne, em um mesmo espaço, música de qualidade, cursos, livraria e restaurante de ótima qualidade. O local recebe, além das atividades relacionadas à música, cursos de extensão da UFMG, a Livraria UFMG e o restaurante Allegro. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Conservatório UFMG foi inaugurado em 1926 pelo então presidente do Estado de Minas Gerais, Fernando Mello Viana, como sede do Conservatório Mineiro de Música. O local teve grande influência na vida cultural de Belo Horizonte nas décadas seguintes, projetando alunos e professores como musicistas atuantes na vida artística da capital mineira.
A partir de 1998, o local recebeu investimentos da UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), para revitalização e restauração. O projeto e a execução da reforma foram desenvolvidos pelo arquiteto Gaston Oporto. Em 11 de agosto de 2000, o Conservatório UFMG foi reinaugurado como um novo complexo cultural, com sala de recitais, galerias de exposições, auditórios, salas de aulas e espaço para eventos. O projeto manteve algumas características originais de quando o prédio foi construído.
Saiba mais em

Saúde Pública: Você sabe o que é Lúpus?


Lúpus é uma doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres do que nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos.
O fato é que, no lúpus, a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico.
Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especialistas. Pessoas tratadas adequadamente têm condições de levar vida normal. As que não se tratam, acabam tendo complicações sérias, às vezes, incompatíveis com a vida.



Saiba mais em:






UFMG: Programa dirigido à terceira idade terá início nesta quinta-feira


Pessoas a partir de 60 anos interessadas em informações para um envelhecimento saudável e com qualidade compõem o público-alvo do Projeto Maioridade: Universidade Aberta para Terceira Idade, que será aberto na próxima quinta-feira, dia 2. As inscrições poderão ser feitas até o início das atividades
Promovido pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, o programa se estenderá até 3 de dezembro, com atividades às segundas e quintas, das 14h às 17h, no Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1534, Centro de Belo Horizonte).
O projeto é desenvolvido na UFMG há quase duas décadas, com atividades no segundo semestre de cada ano. Os participantes fazem visitas a museus e outras instituições, e integram oficinas de criação artística e dança, entre outras atividades.
Mais informações e inscrições pelo portal de cursos e eventos da UFMG.


1º Ciclo de Estudos Interdisciplinares: Política, Educação, Culturas e Diversidade


Demais informações em:



Meio Ambiente & Cidadania: Pedágio Metropolitano


Pedágio metropolitano: quem vai pagar esta conta?
Por Raquel Rolnik | Habitat – qui, 19 de jul de 2012

Até 2014, o Governo do Estado de São Paulo pretende instalar um sistema eletrônico de cobrança de pedágios nas rodovias privatizadas. De acordo com reportagem da Folha de São Paulo publicada nesta segunda-feira, com o novo sistema de cobrança serão pedagiados trechos urbanos como os que ligam Campinas à Unicamp e a PUC-Campinas e também a vários bairros e empreendimentos da região, como três shoppings. Serão pedagiados também trechos das rodovias que atravessam a Região Metropolitana de São Paulo, como por exemplo as ligações da capital paulista ao aeroporto de Guarulhos, a São Bernardo e Diadema e a Cotia. O Governo do Estado, no entanto, declarou que ainda estuda quais trechos urbanos deverão serão pedagiados. (...)

Convite para Palestra na ACCLARJ


ACADEMIA CEARENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS
E ARTES DO RIO DE JANEIRO

FUNDADA EM 15 DE AGOSTO DE 1985

C    O   N   V   I   T   E

                                           
                 A ACADEMIA CEARENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES DO RIO DE JANEIRO sentir-se-á honrada com a presença de V. Sa. e digníssima família, na reunião plenária mensal,  quando será apresentada a palestra- “Os Flanadores”, pelo acadêmico Luiz Gondim de Araujo Lins. Na ocasião, adotando a praxe homologada, serão homenageados os acadêmicos, aniversariantes do mês de agosto, Luis Gondim, Maria Ormesinda e Vera Lúcia. O coral do Sindifisco cantará, em comemoração aos 27 da Academia Cearense, fundada em 15 de agosto de 1985.                           
Após,será servido um coquetel.
  
Maria Arair Pinto Paiva                          
Presidente  
Maria Gláudia Férrer Mamede
Secretária-Geral                                                          

Local: Auditório da FALARJ (Rua Teixeira de Freitas nº 5 – 3º andar- sala 303)
Dia: 14 de agosto de 2012, às 16h00minh (terça-feira).

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Crônica do dia!!!


Escrever é preciso!

Por Alessandra Leles Rocha

Imagino que ninguém, quando aprende a ler e a escrever, se dá conta do grande presente recebido. Sim! Esse momento geralmente acontece na infância e, de fato, não estamos aptos à tamanha reflexão. Mas, mesmo depois, anos e anos mais tarde, a grande maioria das pessoas ainda passa despercebida por esse “divisor de águas” na vida de um ser humano.
Escrever foi sim, o grande salto evolutivo para nossa espécie! Registrar aquilo que nossos sentidos captam e traduzem em emoções, sentimentos, reflexões,... somente nós podemos fazê-lo. Foi a escrita que nos abriu as portas para o desenvolvimento, para o progresso, para a extensão de nosso próprio ser.
Temos signos, símbolos, palavras ao controle da mente e das mãos. Escrevemos com carvão, com lápis, canetas, computadores. Escrevemos na solidão coletiva, desde as banalidades cotidianas aos ensaios preciosos das divagações existenciais. Escrevemos por obrigação ou por gosto, nas manhãs preguiçosas ou nas madrugadas inquietantes; mas, no fundo escrevemos porque escrever é preciso.
Falar é bom! Mas, palavras faladas se perdem no tempo, no espaço! Para falar e ser verdadeiramente compreendido, as vezes falta palavras; poucas ou muitas que tragam a clareza, a emoção, o entusiasmo necessário para se fazer entender. Por isso, prefiro falar no silêncio e fazer do papel (ou da tela do computador) o grande mensageiro. Não há erro! Letrinha por letrinha se encontram no imaginário e voam suaves ao encontro das mãos; dali em diante ganham forma, cor, tamanho, significado, viram prosa, viram verso. Depois podem até voltar para a boca e se repetir sem vergonha, mas primeiro é bom que seja assim o caminho.
Escrever é mesmo um estado de encantamento. Ainda que humano, gente de carne e osso, quem escreve sabe bem o que é ganhar asas feitas de palavras. Quem escreve voa, transcende além do visível, revira a alma do avesso e do direito. Não é um voar à toa, sem sentido, sem razão; voa porque precisa desbravar, conhecer, elucidar, entender para extrair as próprias conclusões e, até quem sabe, reinventar o que parece desconexo, feio, indigerível na vida. Nesse voar tão alto e tão profundo, o escritor então faz companhia para a liberdade.
Por isso escrever faz tão bem! Perdoa, purifica, aquieta, ama,... É simplesmente você se deixando conhecer por dentro e por fora. Escrever não é mania de intelectual, moda de vanguarda, coisa de outro mundo! Todos podem, todos devem; afinal, todos tem algo a dizer em registro. Reavivar os diários, os cadernos, as agendas, as folhas avulsas de papel,... eles esperam ansiosos para cumprir essa missão; querem ser fotografias do pensamento! Querem o carinho de outros olhos diante de si, o folhear de outras mãos, a percepção de outros sentimentos. Querem salvar o presente, para que o futuro se debruce nas recordações do passado.
Escreva. Renda-se a esse milagre. Conte historias. Semeie impressões. Registre cada instante da vida que escorre por suas mãos e descubra que esse é o melhor caminho para jamais se sentir sozinho (a). 

100 momentos inesquecíveis da história dos Jogos Olímpicos

Veja em
http://esportes.br.msn.com/olimpiadas-2012/historia-olimpica/

Curso: ÉTICA DA ALEGRIA - AFETO, CUIDADO E SAÚDE


Por: Morgana Masetti e Thais Ferrara

A medicina, antes de um conjunto de técnicas, é um lugar de crenças e rituais para cuidar de questões fundamentais da existência humana. É um princípio de formação da realidade como a arte e a religião e revela, por meio de nossos sentidos, nosso imaginário sobre morte, vida, dor e sofrimento. A partir dos anos 90, a inserção de palhaços profissionais no cuidado de pacientes hospitalizados vem reinserindo potência de ação em relação a afetos, comunicação, corpo, doença, saúde. Com essa filosofia de ação, o palhaço propõe uma ética do encontro. Este curso explora a relação entre a alegria e o cuidado com a saúde na vida contemporânea e na ideia de uma sociedade saudável. O primeiro encontro terá a participação de Thais Ferrara, que há 19 anos integra os Doutores da Alegria – palhaços profissionais que atuam em hospitais do país.

Início: 30 JUL
Duração:
3 encontros semanais
Dias/horários: Segundas-Feiras, Quartas-Feiras, às 20h (30/07, 01/08, 06/08)
Valor: R$ 143,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 142,00

Incrições abertas para cursos de Gestão da Biodiversidade e Ilustração Botânica


Os interessados nos cursos de especialização e extensão da Escola Nacional de Botânica Tropical já podem se inscrever para as turmas que começam no segundo semestre de 2012.
O curso de Ilustração Botânica II, na técnica de aquarela, inscreve até 3 de agosto, para as aulas que terão início no dia 7 do mesmo mês.
Já a pós-graduação lato-sensu em Gestão da Biodiversidade está com inscrições abertas até 3 de agosto, com aulas iniciando em 1º de setembro.
Mais informações no sítio eletrônico www.jbrj.gov.br/enbt ou pelo telefone (21) 3875-6209.


ENBT oferece curso de Fotografia com ênfase na natureza


Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para o curso de Fotografia que será ministrado pelo professor Leonardo Okuyama na Escola Nacional de Botânica Tropical.
O curso é livre para qualquer pessoa que se interesse pela fotografia e queira aprender conceitos e técnicas utilizadas pelos profissionais. O aluno deve ter câmera fotográfica digital (semiprofissional ou profissional que possibilite a troca de lentes), ou câmera amadora digital que possibilite ajustes manuais de velocidade, abertura do diafragma e
sensibilidade (ASA/ISO).
As aulas vão de 5 a 26 de agosto, sempre aos domingos, das 9h às 12h. Inscrições na secretaria de extensão da ENBT. Custo: R$180,00.
Informações: (21) 3875-6209.

Centro Cultural UFMG apresenta a exposição: EMAGRECE.

Clicar sobre a imagem para melhor visualização.


OIT divulga versão completa do relatório sobre Trabalho Decente no Brasil


O escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil divulgou ontem (24/07) a versão completa do relatório “Perfil do Trabalho Decente no Brasil – Um Olhar sobre as Unidades da Federação”. O relatório contém dados sobre os 27 Estados brasileiros sobre os seguintes indicadores:
Brasil Oportunidades de Emprego; Rendimentos Adequados e Trabalho Produtivo; Jornada de Trabalho Decente; Combinação entre Trabalho, Vida Pessoal e Vida Familiar; Trabalho a ser Abolido; Estabilidade e Segurança no Trabalho; Igualdade de Oportunidades e de Tratamento no Emprego; Ambiente de Trabalho Seguro; Seguridade Social e Diálogo Social e Representação de Trabalhadores e Empregadores.
A versão completa do relatório pode ser baixada aqui.

Lançamento: O lado Oeste da Colina



Dica Literária: "A Oficina"


A OFICINA
Luciana Viégas
156 páginas
Editora Graphia

Saiba mais sobre a obra:
http://www.graphiaeditorial.com.br/livros/aoficina.php

terça-feira, 24 de julho de 2012

Você já ouviu falar sobre Amelia Earhart?

Amelia Mary Earhart (Atchison, Kansas, 24 de Julho de 1897 — desaparecida em 2 de Julho de 1937) foi pioneira na aviação dos Estados Unidos, autora e defensora dos direitos das mulheres. Earhart foi a primeira mulher a receber a "The Distinguished Flying Cross", condecoração dada por ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlântico. Estabeleceu diversos outros recordes, escreveu livros sobre suas experiências de voo, e foi essencial na formação de organizações para mulheres que desejavam pilotar.
Amelia desapareceu no oceano Pacífico, perto da Ilha Howland enquanto tentava realizar um voo ao redor do globo em 1937. Foi declarada morta no dia 5 de janeiro de 1939. Seu modo de vida, sua carreira e o modo como desapareceu até hoje fascinam as pessoas.


Saiba mais em:

Jogos Olímpicos de 2012

Jogos Olímpicos de 2012 oficialmente Jogos da XXX Olimpíada, serão os Jogos Olímpicos realizados na cidade de Londres, de 27 de Julho a 12 de Agosto de 2012, seguidos pelos Jogos Paralímpicos de Verão de 2012, que se realizarão entre 29 de Agosto e 9 de Setembro.
Londres é a primeira cidade a sediar oficialmente os Jogos Olímpicos da Era Moderna por três vezes - as anteriores foram em 1908 e 1948.

 

saiba mais em:

Curso de Enologia


Curso de vinho iniciante, Escola de Vinho de Brasília, 306 sul, inicio dia 20.08.2012.

Saiba mais em http://gregoire.webstorelw.com.br/products/curso-de-vinho-iniciante-escola-de-gastronomia-de-brasilia-201-sul-inicio-dia-18-dot-01-dot-2011

SENAC SP Curso de Extensão Universitária - A Arte da Confeitaria Profissional

É um curso de extensão universitária onde o participante aprende a elaborar produções em confeitaria nas diversas formas de apresentação, tamanho e serviço, considerando a qualidade da matéria-prima, a sua composição, a sua aplicação, a sua correta manipulação e terminologia, seguindo as normas de higiene, segurança do trabalho e respeito ao meio ambiente. Aprende também a gerenciar recursos de produção em confeitaria e financeiros com flexibilidade e criatividade na elaboração e adaptação de receitas, além de planejar, organizar e operacionalizar eventos na área considerando a elaboração das receitas, preparação do local, as técnicas de serviço de sala, com flexibilidade e criatividade, atendendo as necessidades e expectativas do cliente.