sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Adeus, Ano Velho!!! Feliz, Ano Novo!!!


Feliz Ano Novo, para cada indivíduo que não tem medo de ousar!

Por Alessandra Leles Rocha

Ainda que a mudança de datas no calendário aconteça à revelia de nossa vontade e não materialize em si mesma a grande transformação nos rumos da odisséia humana, subjetivamente ela é, sem dúvida alguma, um fator motivacional para importantes renovações e rupturas em cada individuo.
Ao se aproximar a virada do ano, quem nunca fez a sua “listinha” de metas a serem cumpridas a partir de primeiro de janeiro do ano vindouro, hein? De um modo geral todos querem perder uns quilinhos, trabalhar menos, ganhar mais, lograr êxito no amor, conquistar a realização dos sonhos materiais, viajar,... ser feliz! Nas incansáveis lutas da vida, mesmo repleto de boa vontade, sabemos bem que o planejamento nem sempre é seguido à risca como gostaríamos. É! As variáveis em forma de surpresas e eventualidades boas e ruins salpicam o caminho e dão dimensões especiais, alteram nossos passos e quando nos damos conta, aqui e ali, a linha reta transformou-se em curva e nos distanciou um bocadinho mais do traçado inicial.
Por isso, quando o ano se despede e nos acena com a oportunidade de “tentar mais uma vez”, de posse do lápis e do papel registramos os desejos, as expectativas, os objetivos a serem focados. Mesmo com o corpo cansado da longa batalha dos trezentos e sessenta e cinco dias (ou seis, quando é ano bissexto!), essa ilusória sensação de recomeço (ao contrário de mera continuidade) nos ergue e nos arremessa ao encantado pensamento futuro, onde haverá sempre mais possibilidade de sucesso e menos empecilhos e contratempos. Então, de repente, o cansaço físico e mental cede espaço para uma vitalidade louca em tomar pelas mãos os fios do tempo que se aproxima e segurá-lo forte, firme, sem hesitação! É, por isso, que as festas de ano novo são marcadas pelas maiores e melhores vibrações, repletas de uma alegria incomparável.
Mas, em meio ao eufórico “abraço” do novo que acaba de chegar, parece que a grande maioria das pessoas outorga a ele a responsabilidade de efetivar as mudanças mais uma vez! Coitado do ano novo! O que ele pode de fato realizar por nós? O Ano Novo não é agente da passividade, do conformismo, da quietude! Depende de nós, da nossa vontade maior, da nossa necessidade pulsante em dar vida e graça aos próprios dias. Cabe a nossa compreensão individual o exercício da análise e da reflexão sobre tudo o que poderia ter sido e não foi, de modo a fazer dessa “nova oportunidade” o caminho real da transformação.
Ao observar a queima de fogos nos céus, o som de cada explosão deve ir além do audível; deve ecoar por nossa alma e despertar os nossos sentidos. Da pólvora e outros elementos sem beleza até o grande espetáculo das luzes, formas e cores que nos arrebatam; assim, também somos todos nós antes de nos dar a verdadeira oportunidade de construir um novo ano. É preciso querer com todas as fibras a incorporação da mudança, se deixar metamorfisar, dar asas e autonomia ao que habita em nosso ser mais profundo. Ainda há tempo para dispor das “velharias” da casa, da vida, da alma, para fazer uma faxina completa de dentro para a fora (cantinho por cantinho!) e depois de tudo limpinho, organizado, enfeitado, deixar as janelas abertas para que o Sol, a Lua e as estrelas entrem para iluminar. Ser, estar, permanecer, ficar e continuar novo não é questão de “simpatia” ou de crendice; é mera vontade de fazer as pazes com a vida e deixá-la derramar sobre cada dia as suas gotas de felicidade. Feliz Ano Novo, para cada indivíduo que não tem medo de ousar!
  

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Crônica da Semana!!!


O desafio do presente ideal

Por Alessandra Leles Rocha

Mais um fim de ano, mais um movimento de correria para cumprir os deveres e obrigações, mais uma avalanche consumista para entontecer,...; mas, será que essa rotina costumeira de anos precisa mesmo permanecer? Sobretudo, no que diz respeito ao consumo, essa ânsia desenfreada em adquirir bens e produtos não significa mais do que simplesmente encobrir aquilo que os olhos da própria alma querem ou não enxergar; uma catarse coletiva das frustrações, desencantos, insatisfações, neuroses, desamores. Sim! Eu sei que muitos saem às compras para presentear parentes, amigos, colegas; mas, até nestes casos, incorre-se no risco de fazê-lo por mero protocolo da convivência social ao invés da genuína vontade de representar “materialmente” o que pulsa incontido nos recônditos cantinhos da alma.
É, minha gente, o dinheiro tenta, mas não consegue suprir o essencial da vida! Passamos horas, dias, meses e anos perseguindo o sucesso em todas as suas formas, mas a alma ainda permanece com espaços profundos a serem devidamente preenchidos! Bem mais do que pacotes especialmente ornados, cada dia mais a humanidade carece de gente! Parece estranho dizer isso, quando o planeta Terra já atingiu a marca de sete bilhões de habitantes; mas, o que adianta tanta gente se o sentimento de solidão, de isolamento, de distanciamento real entre elas teima em insistir? Em meio a esses bilhões de pessoas, quantos não estarão comprando presentes em uma intenção subliminar de “adquirir” companhia e amigos? Esmeram-se na escolha dos produtos, desdobram-se em como poderiam agradar o outro e quem sabe receber em contrapartida um pouco de atenção, um dedo de prosa, um sorriso, um abraço daqueles de aquecer o coração. Estamos gradativamente assinalando uma grande incapacidade de coexistência, de amar e conviver sem impor condições (inclusive, presentes), de nos libertar de amarras viscosas e improdutivas, de sermos aceitos como somos (um pacote repleto de defeitos e qualidades, certezas e dúvidas, coragem e medo, pobreza e riqueza, de semelhanças e diferenças), de aceitarmos que a vida só faz sentido quando há alguém (ou “alguéns”) a nos dar as mãos em companhia para trilhá-la.
Proponho a vocês um desafio: que tal se despojar das carapaças e convenções e sair em busca de iniciar a sutil e encantadora tecelagem de novas relações humanas? Ao contrário de se dedicar ao consumo impensado, de padecer ao desgastante estresse nas filas quilométricas do comércio natalino, de perturbar a paciência do “bom velhinho” com suas listas intermináveis de presentes, guarde suas energias simplesmente para “regar” antigas e novas relações. Surpreenda e se deixe surpreender pelo inusitado da vida! Use a criatividade! Busque na simplicidade dos cartões, mensagens que se constituam em “passaporte” para reduzir as distâncias. Despenda alguns minutos em um telefonema. Deixe os ritos de lado, a pose sisuda adquirida com o tempo, seja piegas pelo menos no Natal! Renda-se a busca asfixiante, que o consome há tempos, por um afago, uma gargalhada, um aperto de mãos, uma beijoca estalada na bochecha, uma lágrima de emoção!
Ao contrário do que estamos nos convencendo a acreditar, o ser humano não é uma ilha; ele está, por opção ou conjuntura, vivendo como tal! Desde os primórdios da civilização o homem é um ser social e coletivo, precisa de seus pares para aprender, para superar seus limites e dificuldades, para conseguir viver sem enlouquecer diante do confronto diário consigo mesmo. Sendo tempo de Natal (ou não), o importante sempre é renovar os votos de fé, de esperança, de autoconhecimento, de sabedoria, de se fazer artesão da vida e moldar os dias com a beleza maior, nutrida e acalentada, pela chama dos nobres sentimentos. No fundo, o presente que você e todos nós realmente almejamos, e necessitamos, não pode ser depositado sob uma árvore decorada ou em um sapatinho perto da porta; ele tem que ser colocado com delicadeza no aconchego de nossos corações. Que todos nós consigamos êxito nesse desafio pelo presente ideal! Feliz Natal! Feliz Ano Novo!   
  

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Natal em Poesia!!!


FELIZ NATAL

Por Alessandra Leles Rocha

Felizes os que celebram
Em nome do amor:
Liberdade,
Igualdade e
Zelo fraternal.

Nessa noite
Anjos entoam seus cânticos;
Tempos de paz e de glória
Anunciam a redenção,
Luz sobre os caminhos de todos os cidadãos.

Você já ouviu falar sobre o Circuito Nacional de Feiras de Livros?


O Circuito Nacional de Feiras de Livros é um calendário das feiras de livros realizadas anualmente no País. São eventos para promover os livros, a literatura e a leitura organizados por governos estaduais, prefeituras, entidades de editores e livreiros, ONGs, empresas, escolas e outros parceiros.

Ao organizar e sistematizar um calendário anual – uma antiga demanda dos organizadores de feiras, expositores, escritores e promotores da leitura – o Circuito Nacional de Feiras de Livros vai permitir melhor planejamento, integração de programação cultural e maior participação das cadeias produtiva e criativa do livro e todos aqueles que atuam para formar leitores e desenvolver a leitura no Brasil.

Para apoiar as feiras do livro existentes e estimular a criação de novas pelo interior do Brasil, principalmente em pequenas e médias cidades, a Fundação Biblioteca Nacional e o Ministério da Cultura criaram um programa para apoiar esses eventos.

O calendário das feiras é sistematizado pela Fundação Biblioteca Nacional, por meio de sua Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, e Câmara Brasileira do Livro (CBL). O Circuito Nacional de Feiras de Livro tem o apoio das entidades do livro –Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), Liga Brasileira de Editoras (LIBRE), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Brasileira das Editoras Universitários (ABEU), Câmara Rio-Grandense do Livro e as câmaras regionais, que realizam ou apoiam boa parte desses eventos pelo país afora.

  

Escritora e Acadêmica Ana Maria Machado toma posse na Presidência da ABL


A escritora Ana Maria Machado tomou posse na Presidência da Academia Brasileira de Letras. A acadêmica é a segunda mulher a assumir o cargo nos 114 anos de fundação da ABL. A primeira foi a Acadêmica Nélida Piñon, eleita em 1997, ano do centenário da Casa.

A nova Presidente substituirá o Acadêmico
Marcos Vinicios Vilaça, que ocupou o cargo nos biênios 2006-2007 e 2010-2011. Ela foi eleita, por unanimidade, no dia 8 de dezembro, em votação realizada no Petit Trianon.

Juntamente com a nova Presidente, tomou posse sua Diretoria. Os eleitos foram:
Secretário-Geral: Geraldo Holanda Cavalcanti;
Primeiro-Secretário: Domício Proença Filho;
Segundo-Secretário: Marco Lucchesi;
Tesoureiro: Evanildo Cavalcante Bechara.
Coube ao Presidente Marcos Vinicios Vilaça abrir a sessão solene de posse. Antes do encerramento, Ana Maria Machado faez seu discurso de posse. Logo depois, a sessão foi encerrada.
A cerimônia de posse da nova Diretoria aconteceu no dia 15 de dezembro, às 17h, no Salão Nobre do Petit Trianon. O evento foi transmitido ao vivo pelo Portal da ABL.
  

Primeiros Membros da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas‏


Prezados (as) amigos (as)
Boa noite. Divulgamos os primeiros Membros Efetivos da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas. Cliquem na imagem do membro efetivo, que enviou documentação completa.
Atenciosamente,
Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal
Diretora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-Minas Gerais
Presidente Fundadora da ALB-Mariana 

  

Osesp - Convite Secretaria de Estado da Cultura‏ de São Paulo

Para saber mais sobre a Osesp acesse:
www.osesp.art.br

Fone: +55 (11) 3367-9500
  

Oficina de Escrita Criativa - São Paulo


Professor | Rodrigo Petronio
Duração | 05 encontros
Dias | segunda a sexta-feira das 14h00 às 17h00
Datas | 30, 31 de janeiro, 01, 02 e 03 de fevereiro
Local | Fundação Ema Klabin - Rua Portugal 43, Jardim Europa
Valor | R$ 260,00 na inscrição + uma parcela de R$ 260,00 (20% de desconto para pagamento até 15 de janeiro)

Para se inscrever, clique aqui...
A Oficina de Escrita Criativa tem como objetivo fornecer técnicas para o desenvolvimento de textos nos gêneros ensaio, poesia, conto, crônica ou romance. Tal abertura é possível porque a Oficina não foi concebida tendo em vista um gênero isolado, mas sim a própria categoria Texto, em suas estruturas elementares.
  

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lançamento literário da Assis Editora - 22/12/2011

  

Reunião da FALEMG‏

FALEMG - Verba volant, scripta manent
Reunião Solene da FALEMG em 14 de dezembro de 2011
Em 14 de dezembro de 2011, no terceiro andar do Automóvel Clube de Belo Horizonte, aconteceu reunião solene da FALEMG em que houve a entrega da Placa de Mérito 2011 a personalidade do ano. O homenageado de 2011 foi o acadêmico e Ex-Governador Francelino Pereira pelo seu trabalho incansável em prol da cultura de Minas Gerais e do Brasil. O presidente da FALEMG, Aloísio Teixeira Garcia proferiu discurso de justificação da escolha do homenageado e o acadêmico César Vaucci fez discurso de louvação ao homenageado. Francelino Pereira fez discurso de agradecimento e de engrandecimento a Minas Gerais, terra que o acolheu e permitiu sua trajetória de sucesso. Após a cerimônia solene, houve reunião da FALEMG, com presença de associados de várias regiões de Minas Gerais (Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Coromandel, Divinópolis, Formiga, Juiz de Fora, Mariana, Viçosa, Uberaba, entre outras).
Postado no site do Jornal Aldrava Cultural - Para visualizar as imagens, acesse o link
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_falemg_dez_11.htm
  

A literarte apoia a Tenda Cultural de Palmeira dos Índios em Alagoas


O evento acontecerá no auditório da Casa Museu Graciliano Ramos a partir das 19h 30min do dia 16 (sexta) estendendo-se até o meio dia do sábado, onde teremos:
* exposição de artes plásticas;
* noite de autógrafos de livros como a antologia "Nordeste em Verso e Prosa" entre outros;
* recital de poesias;
* música;
* contação de histórias para crianças (sábado) autógrafos do livro "O segredo do Rio Mundaú" de Sara Albuquerque;
* feirinha literária nos dois dias com promoções exclusivas;
* degustação de alimentos e bebidas da região, entre outras atrações.
Atenção:
Os escritores de Palmeira dos Índios e região que tenham interesse em colocar seus livros à venda ou marcar horário para conceder autógrafos deverão entrar em contato com urgência para que entrem na programação. É importante salientar que faremos promoções exclusivas para o evento e que venderemos no cartão de crédito com a finalidade de impulsionar as vendas.
Artistas plásticos que desejem expor, entrem em contato com urgência, pois já estamos fechando o espaço da exposição.
"A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte" (Titãs)

  

INESQUECÍVEL!!! - Os grandes sucessos de Frank Sinatra

INESQUECÍVEL!!!
Várias músicas maravilhosas .
Love me Tender - Frank Sinatra canta com Elvis Presley.
FLY ME TO THE MOON... maravilha!!!
Vale a pena ver e ouvir!
Espero que gostem!!!
Saiba mais sobre esse artista genial em:
  

IAS: Últimos dias para arrematar os macacões de Hamilton e Button!





  

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dica Literária: "A soma e o Resto" de Fernando Henrique Cardoso


A SOMA E O RESTO Um olhar sobre a vida aos 80 anos
Fernando Henrique Cardoso
Ed. Civilização Brasileira
196 p.

Este livro reconstitui o conteúdo de mais de dez horas de conversas gravadas no apartamento de Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, nos meses de maio a julho de 2011, com adendos extraídos de outras entrevistas já publicadas. Inclui também o texto integral do artigo que dá nome ao livro, 'A soma e o resto', publicado em sua coluna nos jornais 'O Estado de São Paulo' e 'O Globo' no dia em que completava 80 anos.



Mais informações em


  

Cerimônia de encerramento do ano acadêmico da ALB de Mariana


Nivaldo Resende, J. B. Donadon-Leal, J S Ferreira, Afonso Guerra-Baião, Adalgimar Gomes Gonçalves,
Gilberto Madeira Peixoto, Adilson Garcia, Luiz Poeta, Marzo Sette Torres, Angela Togeiro, Cecy Barbosa Campos, Míriam Stella Blonski, Magna campos, Rosimeire da Fonseca, Andreia Donadon Leal, Messody Ramiro Benoliel, Marilza Albuquerque de Castro e Maria Goretti de Freitas Oliveira

No dia 10 de dezembro de 2011, no auditório do ICHS-UFOP, a Academia de Letras do Brasil de Mariana fez sua reunião solene de encerramento das atividades de 2011. O Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, a Aldrava Letras e Artes e a Academia Marianense Infanto-juvenil de Letras participaram da reunião. Tomou posse como Membro Honorário o acadêmico Gilberto Madeira Peixoto. A ALB - Mariana outorgou Medalha e Diploma de Mérito Cultural a Adilson Garcia e Rosimeire da Fonseca, funcionária do ICHS/UFOP, pelos 32 anos de trabalhos na área educacional.
A reunião foi aberta com apresentação musical de Adilson Garcia (piano) e o tenor Marzo Sette Torres (voz). Os acadêmicos Marzo Sette Torres e Adalgimar Gomes Gonçalves receberam Diploma e Medalha de Mérito do Grande Oriente do Brasil do Rio de Janeiro, uma vez que não puderam comparecer à solenidade conjunta com a Academia Maçônica do Rio de Janeiro em setembro de 2011.
O ano acadêmico de 2011 foi encerrado com o grande lançamento do livro Lumens. Os autores presentes receberam Diploma e Medalha de Mérito Lumens, pela brilhante contribuição à literatura.
Atrações musicais: Messody Benoliel e Luiz Poeta.

Fonte: Jornal Aldrava Cultural - www.jornalaldrava.com.br
  

Festival Internacional de Música Avançada e New Media Art - 2012

  
Fonte: Ingresso.com (ingresso@ingresso.com)

A literarte visita o Hospital Dr.Benigno Augusto de Melo para doação de livros infantis

Queridos amigos e colaboradores, na manhã do dia 6 de dezembro de 2011, a Literarte visitou o Hospital Municipal Dr.Benigno Augusto de Melo, representada por sua presidente Izabelle Valladares e nossos apoiadores Victor Trindade, Izadora Valladares e a escritora paulistana Merari Tavares para doação de livros.
Nossa equipe foi muito bem recebida pela equipe de psico-pedagogas do hospital que fazem um trabalho muito bonito e organizado, onde conseguiram criar uma brinquedoteca com materiais recicláveis, visitamos alguns leitos e nesses momentos observamos o quanto é bom e gratificante fazermos nossa parte com a sociedade.
O projeto "Um dia de cultura + saúde" já visitou 4 estados brasileiros e nos preparamos para a visitação na Pastoral da Criança na Suiça em março e ao Inca- Hospital do câncer no RJ, por isso, pedimos aos autores que possam enviar livros para doação que entrem em contato conosco e enviei seus livros, para cada criança que em um momento difícil recebe um livro novo, é um horizonte que se abre e uma esperança que se renova.
Desta vez contamos com a colaboração da autora Odyla Paiva que nos presenteou com o livro da Formiga MIMI, com a colaboração da escritora Isis Berlinck Renault que nos doou "Venha passear comigo" da escritora Merari Tavares que doou os livros "Rháuwey- uma escola do barulho" e gentilmente nos acompanhou nesta visita e do livro Heitor Flexter o menino herói , além da doação de alguns exemplares do livro "Brasil, mais que um país uma inspiração" para os pais e profissionais.
Mais uma vez estamos muito satisfeitos com o reconhecimento de mais este trabalho!

  

Dica de Viagem: Anac publica lista de itens proibidos na bagagem de mão


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou segunda-feira (28/11) no Diário Oficial da União resolução sobre procedimentos de segurança nos aeroportos. A agência atualizou a relação de itens que não podem ser transportados na cabine das aeronaves.
O texto afirma que, se o funcionário responsável pela segurança tiver dúvida durante o processo de inspeção, pode pedir ao passageiro que tire parte da roupa ou os calçados, em local reservado.
Nesta nova fase de concessão de aeroportos à iniciativa privada, a resolução destaca que a inspeção de segurança da aviação civil será conduzida por agente de proteção contratado pelo operador do aeroporto, sob supervisão da Polícia Federal.
Abaixo, os itens proibidos na bagagem de mão:
- Pistolas, armas de fogo e outros dispositivos que disparem projéteis;
- Dispositivos neutralizantes, como armas de choque elétrico, spray de pimenta e aerossóis repelentes;
- Objetos pontiagudos ou cortantes, como estiletes, navalhas, lâminas de barbear, facas, canivetes e tesouras com lâminas de comprimento superior a 6 centímetros;
- Ferramentas de trabalho, como pés-de-cabra, furadeiras e martelos;
- Instrumentos contundentes, como tacos de beisebol, golfe, hockey e sinuca, cassetetes e soco-inglês;
- Substâncias e dispositivos explosivos ou incendiários;
- Substâncias químicas e tóxicas, como cloro, alvejantes e baterias.

(Com Agência Estado)

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/anac-publica-lista-de-itens-proibidos-na-bagagem-de-mao
  

Senna vence prêmio em festival britânico


Em cerimônia realizada em 04/12 foram revelados os vencedores da 12ª edição do Möet British Independent Film Awards. Embora o grande nome da noite tenha sido Tyrannosaur, estreia do ator Paddy Considine (O Ultimato Bourne) na direção, Senna conquistou um dos principais prêmios do evento. (...)
  

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Programa de Bolsas para estudantes do ensino médio recebe inscrições


A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (PROPP/UFU) abriu inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC EM/CNPq). Os pesquisadores candidatos a orientadores do Programa deverão fazer a inscrição até 19 de dezembro, pelo site www.propp.ufu.br .
O Programa terá vigência de março de 2012 a janeiro de 2013. O PIBIC EM CNPq tem o objetivo de propiciar oportunidades aos estudantes do Ensino Médio de participarem de atividades de pesquisa e divulgação científica na UFU.
Entre os requisitos, os orientadores deverão ser docentes efetivos da UFU, com regime de trabalho de 40 horas ou dedicação exclusiva; apresentar Projeto de Pesquisa e Plano de Trabalho dos alunos; não estar licenciado da Instituição; os alunos têm de estar regularmente matriculados no segundo ano de Ensino Médio, em escola pública.
O Programa oferecerá bolsas para os campi da UFU, no período de março de 2012 a janeiro de 2013, no valor mensal de R$100, conforme bolsa do CNPq.
Mais informações estão disponíveis no edital, publicado no site http://www.propp.ufu.br/site/upload/edital_bic_em_2011.pdf .
  

Dia Internacional dos Voluntários

Nações Unidas marcam Dia Internacional dos Voluntários

Ações da organização estão presentes em 130 países através do Programa dos Voluntários; Cruz Vermelha e Crescente Vermelho têm 13 milhões de pessoas no terreno.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Nesta segunda-feira, as Nações Unidas estão marcando o Dia Internacional dos Voluntários.
As atividades do Programa da ONU para o Desenvolvimento, Pnud, são realizadas em 130 países por mãos de 7,7 mil voluntários da agência.

No Terreno

Como parte das comemorações, o Pnud preparou o primeiro Relatório sobre o Estado do Voluntariado no Mundo.
O documento explica como e por que as pessoas decidem participar de projetos de ajuda humanitária.
De acordo com a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho, 13 milhões de voluntários estão atuando no terreno em trabalhos organizados pelas duas agências.
Muitos enfrentam condições de perigo extremo e situações de conflito e emergência.
O primeiro relatório sobre voluntariado no mundo pretende ainda angariar apoio dos governos na proteção de voluntários, além de examinar como as leis podem ser aplicadas ao redor do globo.

Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2011/12/nacoes-unidas-marcam-dia-internacional-dos-voluntarios/


Saiba mais em
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/12/voluntarios-mobilizam-equivalente-us-400-bi-ao-ano-no-mundo-diz-onu.html
  

Pnuma lança concurso para Jovem Jornalista Ambiental 2011


Prazo para candidaturas expira em 16 de dezembro; os vencedores ganharão uma visita de estudo aos Estados Unidos para conhecer projetos e defensores internacionais da proteção do meio ambiente.
  

ONU convida sociedade a se declarar defensora dos direitos humanos


A sociedade está convidada pelas Nações Unidas para defender os direitos humanos, seja qual for a profissão ou organização onde trabalhe. Com celulares, câmeras ou webcams, pessoas podem gravar vídeos para promover, proteger e defender os direitos humanos e, depois, divulgá-los no Youtube, Facebook ou Twitter.
Essas ações fazem parte da nova campanha “Declare-se Defensor/a dos Direitos Humanos”, do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).
Para expressar suas mensagens, os interessados devem começar indicando seu nome, seu país ou organismo e depois se declarar Defensor dos Direitos Humanos. Exemplo: “Sou (nome), de (país) e/ou (organização), e eu me declaro Defensor(a) dos Direitos Humanos”.
Os vídeos podem ser postados nas páginas das redes sociais do ACNUDH (Facebook e Twitter) e/ou nos perfis pessoais. No twitter, use a hashtag #EuMeDeclaro ou qualquer outra palavra relacionada para divulgar o seu vídeo (#direitoshumanos, #defensor, #defensora, #DH, #ddhh). O objetivo é atingir o máximo de usuários possíveis para divulgar e compartilhar a mensagem.
Acesse abaixo o vídeo da campanha legendado em português, ou clicando aqui.